Governo e Congresso estão sendo firmes contra o boicote canadense, diz Jucá



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) enalteceu a coragem e a firmeza com que, em sua opinião, o governo brasileiro e os presidentes do Senado e da Câmara posicionaram-se diante do boicote imposto pelo Canadá à carne brasileira.

Ele lembrou que o presidente Fernando Henrique Cardoso fixou prazo de 15 dias para que o governo canadense retificasse sua posição quanto à carne brasileira . Jucá registrou também que o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, já determinou o envio, ao Canadá, de uma comissão, composta de três senadores, que participará das negociações com o objetivo de pôr um fim às acusações de que parte do gado brasileiro estaria contaminada com o mal da "vaca louca". A comissão é formada pelos senadores Iris Rezende (PMDB-GO), Jonas Pinheiro (PFL-MT) e Osmar Dias (PSDB-PR), todos com larga experiência no setor agrícola.

Para Jucá, o Canadá precipitou-se e foi até "irresponsável" ao garantir que parte do gado brasileiro estaria contaminado com o mal da "vaca louca". A seu ver, as acusações não condizem com a verdade, cabendo ao governo e ao Congresso sair em defesa do país, como o estão fazendo.

- O Parlamento brasileiro estará ativo e altivo - observou.

O senador Carlos Wilson (PPS-PE), em aparte, apesar de reconhecer o esforço do governo para conduzir a crise, sugeriu a suspensão de todas as importações canadenses. Ele observou que o Canadá possui um superávit comercial em relação ao Brasil e chega a colocar no mercado nacional centenas de produtos supérfluos que poderiam ser muito bem substituídos por outros, oriundos da própria indústria brasileira.

09/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão discute com embaixador canadense boicote à carne bovina

Para Lúcia Vânia, atribuições do Congresso na elaboração do orçamento estão sendo usurpadas

Eduardo Azeredo: 'Críticas contra lei eleitoral estão sendo erradamente lançadas ao Senado'

Ministros dizem que estão sendo adotadas medidas contra irregularidades em áreas de preservação ambiental

Trabalhadores estão sendo 'terrivelmente explorados' pelo governo, afirma Alvaro Dias

ACM: Se houve boicote governista no Congresso, foi inútil