ACM: Se houve boicote governista no Congresso, foi inútil



O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, disse que, se houve boicote dos parlamentares governistas à reunião da Comissão Representativa desta terça-feira (dia 16), foi "inútil", porque a comissão fez tudo o que precisava ser feito.

- De fato, dois deputados do PSDB estiveram presentes, mas não assinaram a lista - disse Antonio Carlos.

A possibilidade de boicote foi levantada pela oposição, principalmente pelo deputado Geraldo Magela (PT-DF). Apesar da falta de quorum, o presidente Antonio Carlos Magalhães recebeu oficialmente os requerimentos de convocação do presidente da Petrobras, do ex-secretário-geral da Presidência e do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, e designou os relatores, que terão 10 dias para preparar seus pareceres.

Antonio Carlos disse acreditar na eficiência das novas medidas de combate à sonegação, aprovadas no fim do ano passado pelo Congresso Nacional. Entre elas, a quebra do sigilo bancário de suspeitos de sonegação, sem necessidade de autorização judicial, e a permissão para que a Receita Federal cruze dados da CPMF com as declarações de imposto de renda.

- As vantagens serão muito maiores que qualquer eventual prejuízo, pois sonegadores e laranjas não podem continuar existindo - disse o presidente do Senado.Sobre uma possível reforma ministerial, Antonio Carlos disse que confia no bom desempenho dos ministros que indicou, Waldeck Ornelas, da Previdência, e Rodolpho Tourinho, de Minas e Energia.

- O presidente não iria prejudicar a qualidade de seu governo e demitir gente competente em represália a esta ou aquela posição política.

16/01/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo e Congresso estão sendo firmes contra o boicote canadense, diz Jucá

DUTRA CRITICA ATUAÇÃO DO CONGRESSO E DA BANCADA GOVERNISTA

Esforço concentrado e inútil

JUNIA MARISE DIZ QUE O AJUSTE FISCAL FOI INÚTIL

Audiência com secretários do governo foi inútil, diz Antonio Carlos

JOSÉ BIANCO CONSIDERA INÚTIL DEMISSÃO DE SERVIDORES