Governo e empresários debatem inovações na economia



Governo e iniciativa privada realizaram na quarta-feira (23), em Brasília, na sede da Confederação Nacional da Indústria, um encontro para debater inovações na economia brasileira. O evento foi promovido pela empresa GE do Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A empresa criou o Inova+ para reunir governo e iniciativa privada em prol da inovação e endereçá-la em diferentes setores da economia. Segundo Reinaldo Garcia, presidente e CEO da GE América Latina, a intenção de promover o Inova+ nasceu da longa relação da empresa com a inovação. “Inovação faz parte do DNA da GE desde que Thomas Edison fundou a companhia, em 1892. Queremos que ela esteja cada vez mais presente na vida das empresas e do Brasil, para ser um dos grandes alicerces do sucesso nacional”, afirmou.

Durante o evento, mesas redondas apontaram o foco da indústria e do governo para a inovação em setores como energia, aviação, saúde e transportes. “As políticas públicas ligadas à inovação têm melhorado nos últimos anos, assim como a questão da infraestrutura. Entretanto, ainda é preciso avançar em muita coisa e a GE está contribuindo com essa pesquisa”, disse o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

 “Inovação, design e sustentabilidade são indispensáveis para trazermos desenvolvimento ao Brasil. A realização do Inova+ é muito importante para nós da Apex-Brasil porque uma das prioridades da Agência, em sua missão de atrair investimentos para o país, é promover a atração de projetos de pesquisa e desenvolvimento e, consequentemente, a inovação”, diz Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

Participaram representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (InpiI) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre outros.


Inovação é realidade

Durante o Inova+, foi lançado o Capítulo Brasil do “Barômetro Global de Inovação”, estudo anual que confirma a certeza dos executivos de negócios na inovação como o principal motor da competitividade, prosperidade e criação de emprego em seus países. O documento também revela como é desafiador e incerto o atual cenário global de instabilidade econômica e política, que dificulta a capacidade das empresas de entregar inovação significativa.

O Barômetro Global da Inovação 2012 foi apresentado durante o World Economic Forum, em Davos, em janeiro deste ano. O Brasil é um dos países com o maior número de entrevistados, com 200 participantes. Cada entrevista durou em média 16 minutos e colocou o País como o primeiro da lista em relação à melhora da inovação ao longo dos anos. Os entrevistados brasileiros relatam satisfação acima da média global sobre a forma como se alocam os recursos e orçamento para melhorar o mercado de trabalho e diminuir as desigualdades sociais.

Fonte:
Apex-Brasil



24/05/2012 12:27


Artigos Relacionados


Governo de SP e empresários debatem como expandir produção do etanol

Governo e indústria debatem medidas de apoio à economia verde

Governo e centrais sindicais debatem cenário da economia mundial em reunião no Planalto

CDH e CAS debatem emenda 3 com empresários

Empresários e acadêmicos debatem uso da Nanotecnologia na indústria têxtil

Ministros, governadores e empresários debatem no Senado reforma tributária