Governo e indústria debatem medidas de apoio à economia verde



Para que sejam adotadas iniciativas de compras sustentáveis na administração pública, companhias de porte menor também devem ser incluídas em uma lógica de desenvolvimento sustentável. A conclusão é do Grupo de Trabalho Intersetorial sobre Produção e Consumo Sustentáveis, que realizou a primeira reunião no Ministério do Meio Ambiente (MMA) nesta segunda-feira (7). Ação busca integrar a consciência ambiental como parte do processo produtivo do país.

O comitê é resultado das atividades da Semana do Meio Ambiente, realizada pelo MMA em junho deste ano, no Rio de Janeiro. A ideia é promover a troca de informações entre os envolvidos no processo industrial do país.

“É preciso discutir formas de engajar pequenas e médias empresas”, explicou a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Mariana Meirelles. “O diálogo aberto entre indústria e governo é necessário para mudar os padrões de produção e consumo no país”, completou.

A indústria defendeu que as particularidades de cada área sejam levadas em consideração. “Esse é um tema que precisa do amadurecimento do setor. É importante ponderar o que cada setor pode contribuir", disse Sérgio Monforte, representante da CNI. Também participaram da reunião integrantes dos ministérios do Planejamento e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O encontro aconteceu em Brasília e contou com participantes do governo federal e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e entidades vinculadas. O tema do evento foi o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS), medida que fomenta políticas, programas e ações que promovam a produção e o consumo sustentáveis no país.

Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS)

O PPCS está focado em seis áreas principais: Educação para o Consumo Sustentável; Varejo e Consumo Sustentável; Aumento da reciclagem; Compras Públicas Sustentáveis; Construções Sustentáveis e Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

A iniciativa está de acordo com os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, sobretudo com as diretrizes do Processo de Marrakesh, que foi criado para dar aplicabilidade ao conceito de Produção e Consumo Sustentáveis e promover mudanças verificáveis nos padrões de produção e consumo no mundo.

Semana Nacional do Meio Ambiente

Com o tema “Vida digna para todos”, a Semana Nacional do Meio Ambiente foi celebrada em julho deste ano. O evento reuniu representantes de organizações governamentais e não governamentais, organismos internacionais, setor privado e academia. Foi uma oportunidade para que especialistas e sociedade civil debatessem o Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS).

O evento contou com painéis sobre contratações públicas, construção e varejo, atividades que levam em conta a sustentabilidade, e oficinas sobre consumismo infantil, embalagens e meio ambiente, estilo de vida sustentável, relatórios de sustentabilidade nas empresas, cadeia produtiva da construção, compras públicas sustentáveis e os setores industriais.

Fonte:
Ministério do Meio Ambiente



08/10/2013 11:50


Artigos Relacionados


Jucá manifesta apoio a medidas do governo para estimular economia

Brasil e União Europeia debatem clima e economia verde

Agripino critica medidas para a indústria e aponta câmbio como problema da economia

Armando Monteiro pede medidas urgentes de apoio à indústria

Governo e empresários debatem inovações na economia

Cristovam diz que economia verde não é suficiente e defende economia do arco-íris