Governo e sociedade abrem mobilização pelas crianças e adolescentes
Começa nesta segunda-feira (16), a agenda de mobilização pelo dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Diversas atividades serão realizadas pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, formada por integrantes do governo federal, da sociedade civil organizada e de organismos internacionais.
Uma extensa agenda de atividades será realizada nas cidades de Brasília(DF) e Rio de Janeiro(RJ), chamando a sociedade para a importância de um enfrentamento conjunto do problema.
Dados do Disque Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), mostram que de março de 2003 a março de 2011, o serviço recebeu 52 mil denúncias de violência sexual contra este público, sendo que 80% das vítimas são do sexo feminino.
18 de maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/2000. A data marca o crime que mobilizou o País em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), que ficou conhecido como o “Crime Araceli”.
O crime faz referência à menina de mesmo nome, que tinha oito anos de idade quando foi raptada e morta de forma brutal por jovens de classe média alta.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
16/05/2011 12:33
Artigos Relacionados
Sociedade tem o dever de proteger crianças e adolescentes, diz Serys
Zambiasi convoca a sociedade a lutar pelos direitos das crianças e adolescentes
João Osório: governo Olívio não dá importância à mobilização da sociedade
Eduardo Lopes pede mobilização da sociedade e ações do governo contra as drogas
Governo faz mobilização pelo combate à exploração sexual de crianças
Lídice da Mata pede que governo reafirme pacto pelas crianças do semiárido