Governo federal deve agir duramente contra o Canadá, afirma Suplicy



Diante da atitude intempestiva do Canadá de embargar as importações de carne bovina brasileira, sem as devidas informações científicas, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) conclamou o governo federal a agir duramente contra aquele país. "É chegada a hora de passar das palavras à ação", afirmou.

Suplicy comentou a decisão do Congresso Nacional de enviar ao Canadá uma delegação de deputados como Fernando Gabeira (PV-RJ) e senadores como Jonas Pinheiro (PFL-MT) e Osmar Dias (PSDB-PR) para dialogar com os parlamentares canadenses na busca de uma solução. Ele lembrou que, de acordo com o ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, os prejuízos comerciais brasileiros já somam US$ 2 bilhões, uma vez que os Estados Unidos e o México decidiram acompanhar a decisão canadense.

O senador manifestou sua esperança de que a missão do Canadá, que chega ao Brasil nesta quarta-feira (dia 14) para examinar o rebanho bovino brasileiro, possa reconhecer as boas condições sanitárias do gado e a inexistência do mal da vaca louca. Se a missão decidir pela suspensão do embargo até a próxima sexta-feira (dia 16), então o Congresso poderá cancelar a ida da missão, afirmou.

Suplicy alertou para a necessidade de o Brasil reavaliar o processo de abertura do mercado nacional a produtos estrangeiros, pois os países industrializados continuam a praticar políticas restritivas em relação aos produtos brasileiros. O senador afirmou que, na realidade, a pauta de exportações do Brasil é ditada pelos interesses das grandes empresas dos países desenvolvidos e, habilmente, esses países utilizam barreiras não-tarifárias, ambientais, fitossanitárias e trabalhistas para impedir a entrada de produtos brasileiros.

Para Suplicy, diante desses fatos e do recente episódio com o Canadá, o Brasil deveria renegociar, com mais vagar, a posição nacional em relação à formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), prevista para 2005.

- As relações comerciais entre países desenvolvidos e em desenvolvimento têm sido pautadas apenas pelo respeito aos direitos e interesses dos mais ricos. Talvez o presidente Fernando Henrique deva rever sua decisão de ir ao Canadá, em abril, para mais uma reunião da Alca - concluiu.

13/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito acusa governo federal de agir para prejudicar empréstimo ao RS

GOVERNO DEVE AGIR NO NORDESTE PARA NÃO PERDER CONTROLE DA SITUAÇÃO, DIZ ALCÂNTARA

Governo federal deve editar MP contra uso irregular do solo urbano

Papaléo: governo precisa agir contra a venda de remédios falsificados

Iris Rezende pede atuação mais enérgica do governo contra Canadá

Empresas que exploram petróleo devem agir com responsabilidade, afirma Dilma