Governo federal deve editar MP contra uso irregular do solo urbano



Após reunião com o vice-presidente da República, Michel Temer, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sinalizou a possibilidade de o governo federal editar medida provisória com ordenamento sobre o uso do solo. A proposta viria para estabelecer regras que permitam a retirada de famílias das áreas de risco e, ao mesmo tempo, para evitar novas ocupações irregulares. De acordo com o ministro, a medida legislativa deve ser apresentada à presidenta Dilma Rousseff a quem caberá decidir pelo envio ao Congresso Nacional. 

“Trabalhamos com o propósito de melhor disciplinar o uso do solo com a aplicação de dispositivos do Estatuto das Cidades. A ideia é que tenhamos medidas práticas e objetivas”, afirmou Cardozo. 

A reunião realizada na segunda-feira (31), no gabinete da Vice-Presidência da República, representou desdobramento do encontro do último dia 19, que marcou o início da elaboração das medidas visando coibir irregularidades. A iniciativa ocorreu a partir da catástrofe que abalou municípios na região serrana do estado do Rio de Janeiro. O ministro explicou que o texto contemplará medidas punitivas e prêmios aos prefeitos que agirem de forma a acabar com as áreas de riscos.

 

Fonte:
Blog do Planalto



24/02/2011 19:10


Artigos Relacionados


Governo punirá uso irregular do solo

Comissão analisa mudança na lei sobre parcelamento do solo urbano

Polícia Federal inicia operação contra financiamento irregular de campanha no Acre

CI promove audiência com presidente da Petrobras e vota projeto sobre parcelamento do solo urbano

Governo federal deve agir duramente contra o Canadá, afirma Suplicy

Governo vai editar MP que certifica apreensões de drogas e contrabando