Comissão analisa mudança na lei sobre parcelamento do solo urbano



Com urgência constitucional, a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) examina o projeto de lei da Câmara (PLC 33/04) que elimina a obrigatoriedade de manter reserva de faixa de quinze metros sem edificações de cada lado das faixas de domínio público ao longo de dutos. O projeto altera a Lei 6.677, de 19 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano. A comissão vai se reunir na próxima terça-feira (29), a partir das 14h30, quando poderá analisar mais oito matérias.

O projeto é relatado pelo senador Delcidio Amaral (PT-MS), que apresentou parecer favorável, com uma emenda. Em seu relatório, o senador destaca que a forma de desenvolvimento econômico no país, ao longo das últimas décadas, levou a uma ocupação irregular do solo urbano. A conseqüência, afirma ele, é que existem hoje áreas densamente ocupadas, contíguas a vários trechos urbanos de faixas de dutos, que impedem a sua regularização, uma vez que os custos econômicos e os impactos sociais que seriam gerados pela remoção da população inviabilizam o atendimento da exigência legal.

Na reunião, os senadores vão deliberar também sobre requerimento do senador Paulo Octávio (PFL-DF), que pede a realização de audiência pública para instruir o projeto de lei da Câmara (PLC 70/01) que inclui, no Plano Nacional de Viação, a hidrovia que interliga o Rio Preto (BA) e o Rio Tocantins para assegurar a navegação desde o Rio São Francisco ao Rio Amazonas. No requerimento, o senador propõe que sejam convidados para debater o assunto o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento; o secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Sena; o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Jerson Kelman; o professor Oscar de Moraes Cordeiro Netto, presidente da Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos; Hyperides Pereira de Macedo, do Departamento de Serviços de Infra-Estrutura do Ministério da Integração Nacional e o engenheiro de hidrovias Paulo Godoy.



25/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CI promove audiência com presidente da Petrobras e vota projeto sobre parcelamento do solo urbano

SENADO DEVE VOTAR PROJETO SOBRE PARCELAMENTO DO SOLO

Raupp defende mudança nas regras sobre uso do solo

SANCIONADO PROJETO QUE AGILIZA PARCELAMENTO DE SOLO

SENADO APROVA PROJETO AGILIZANDO PARCELAMENTO DE SOLO

Governo federal deve editar MP contra uso irregular do solo urbano