Governo Lula está aumentando concentração de riqueza, lamenta Sérgio Guerra



O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) lamentou em discurso, nesta quinta-feira (12) que o programa econômico que o governo Luiz Inácio Lula da Silva vem executando, inclusive com aumento de juros para combater a inflação, -está aumentando a concentração de renda no país-. Ele observou que o Partido dos Trabalhadores -sempre abominou- o uso de juros altos em política econômica.

- O PT sempre afirmou que só banqueiro ganha com juro alto, mas está usando desse remédio para combater a inflação. O PT sempre criticou este caminho porque ele pode levar à recessão e, infelizmente, é que estamos vendo no país neste momento - disse.

O senador de Pernambuco disse que o seu partido, o PSDB, não torce para que o governo Lula dê errado. Pelo contrário, afirmou que o PSDB continua defendendo as reformas previdenciária e tributária. Ele criticou -a falta de programas de médio e longo prazos do PT- e sustentou que projetos de emergência, como o Fome Zero, -precisam do acompanhamento de ações concretas para que o problema seja resolvido de forma definitiva-, especialmente no Nordeste.

O que ocorreu no Senado na tarde desta quinta-feira (12), -quando vimos o PT evitando a discussão do salário mínimo-, é uma coisa impensável há pouco tempo, de acordo com Sérgio Guerra.

- Qual era o discurso do PT há pouco mais de um ano? Que era possível dar bons aumentos para o salário mínimo e que, para isso, bastava vontade política. O PT que vimos hoje não considera mais que o problema é de "vontade política" - acrescentou.

- Não estamos reclamando que o PT não faça o que sempre pregou. Mas não podemos esquecer que foi com esse discurso que o candidato Lula derrotou José Serra. A verdade é que o governo do PT está aprofundando a política econômica que foi executada nos últimos anos - afirmou o senador Sérgio Guerra.



12/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Guerra critica loteamento da máquina pública pelo governo Lula

Sérgio Guerra responsabiliza governo Lula por ações ilegais do delegado Protógenes

Renan Calheiros lamenta morte de Sérgio Guerra

José Sarney lamenta morte de Sérgio Guerra

Sérgio Guerra lamenta morte de Celso Furtado e pede a volta da Sudene

PSDB lamenta morte de Péres em nota oficial assinada por Sérgio Guerra