Governo quer criar programa de empreendedorismo voltado para mulheres



A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Iriny Lopes, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Luciano Coutinho, vão se reunir na próxima segunda-feira (27), no Rio de Janeiro.  Na pauta, a proposta de criação de um programa de apoio ao empreendedorismo, com linhas de crédito e ações específicas na perspectiva da inclusão produtiva e financeira das mulheres.

A ministra vai propor ao presidente do BNDES a criação de programa de apoio às mulheres com ações que vão desde a capacitação em educação financeira do Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, da SPM, especialmente para as que vivem nas áreas do entorno de hidrelétricas e projetos de desenvolvimento, com apoio continuado do Fundo Social do BNDES - Geração de Trabalho e Renda. 

Iriny Lopes vai discutir, também, o apoio do BNDES a projetos sociais vinculados a temáticas de gênero, como a inclusão nos editais de seleção de projetos do BNDES a complementação de políticas públicas em áreas de população com baixa renda envolvendo microcrédito produtivo para mulheres empreendedoras, desenvolvimento institucional e modernização de gestão não sexistas e sem discriminações, e apoio a projetos na área de saúde, educação e direitos com ênfase no aumento da participação de mulheres. 

 

Inclusão digital

Outro tema na pauta do encontro da ministra Iriny Lopes com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, está o apoio à criação de um programa de trabalho e educação tecnológica para qualificar mão de obra e melhorar a vida das mulheres, especialmente entre a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

O programa prevê capacitar as mulheres em tecnologias digitais e instalar estações de trabalho em comunidades periféricas urbanas e rurais para o ensino de informática para donas de casa, agricultoras familiares, artesãs, micro empreendedoras, que poderão oferecer seus produtos pela internet. 

Iriny Lopes vai propor, ainda, a criação de linha de financiamento para compra de equipamentos e materiais para os projetos desenvolvidos pelas mulheres empreendedoras, oriundas do Programa Trabalho e Empreendedorismo das Mulheres.

 

Fonte: 
Secretaria de Políticas para as Mulheres



24/06/2011 19:28


Artigos Relacionados


EMÍLIA QUER CRIAR SERVIÇO PARA RECEBIMENTO DE DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES

Conheça o programa do Governo de SP voltado ao desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos

Paim quer criar programa para financiar novas empresas

Marisa Serrano quer criar comissão externa para fiscalizar programa habitacional

Governo quer criar secretaria de políticas para idosos

Romero Jucá: governo não vai criar programa de ajuda financeira para companhias telefônicas