Governo vai reestudar dívida agrícola de Alagoas



O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) comunicou ao Plenário nesta terça-feira (25) que o governo federal irá enviar, nos próximos dias, uma missão de especialistas a Alagoas para estudar o problema das dívidas rurais naquele estado. O anúncio foi feito pelo ministro-chefe da Casa Civil, Pedro Parente, em audiência da qual participaram também os senadores Heloísa Helena (PT-AL) e Teotônio Vilela (PSDB-AL), além de deputados federais e representantes do governo e de produtores rurais alagoanos.

Renan Calheiros informou que o grupo pediu a Parente a suspensão das execuções judiciais das dívidas agrícolas do estado, por estarem prejudicando seriamente o setor. Apenas no município de Batalha, disse, já foram feitas mais de 400 execuções.

Os parlamentares e produtores rurais alagoanos pediram ainda ao ministro a liberação dos empréstimos para os produtores rurais adimplentes, que já apresentaram propostas e garantias, mas o dinheiro continua retido no Banco do Brasil e no Banco do Nordeste.

- Todos nós sabemos que o setor produtivo agropecuário não tem tido a capacidade de enfrentar as distorções na correção das dívidas dos produtores rurais - afirmou o senador, ressaltando que os pequenos e médios agricultores das regiões Norte e Nordeste não tiveram o mesmo tratamento dado aos produtores rurais das regiões Sul e Sudeste, que já conseguiram a repactuação de suas dívidas. Segundo ele, "as regras atuais estão inviabilizando o produtor rural de Alagoas, do Nordeste e, especialmente, das regiões mais pobres do país".



25/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada renegociação da dívida de Alagoas

Aprovada rolagem da dívida mobiliária de Alagoas

Debate precedeu a decisão sobre a dívida de Alagoas

CAE aprova resolução que viabiliza renegociação da dívida de Alagoas

HELOÍSA HELENA CONSEGUE AUDITORIA DA DÍVIDA DE ALAGOAS

Benedito de Lira quer reduzir dívida de Alagoas