GPS poderá ser item de segurança obrigatório em ônibus



Nesta quinta-feira (4), a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) deve examinar projeto (PLS 711/07) que torna obrigatório o uso de dispositivo de rastreamento por satélite (GPS) como item obrigatório em ônibus interestaduais. A proposta recebeu voto favorável do relator, senador Wellington Salgado (PMDB-MG).

O objetivo do projeto, apresentado em 2007 pelo então senador Expedito Júnior é dar mais segurança aos veículos, cujos passageiros têm sido vítimas frequentes de assaltos em viagens interestaduais, especialmente nas madrugadas. Caso aprovado na CI, o projeto segue para exame da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será votado em decisão terminativa.

Também consta da pauta da CI proposta (PLS 380/09) que isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os veículos de carga de transportadores autônomos. Já há isenção desse imposto para aquisição de táxis e também para carros de pessoas portadoras de deficiência física.

A autora da proposta é a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que destacou a importância da iniciativa uma vez que a maior parte do transporte de mercadorias no Brasil é feita em caminhões. O relator, que apresentou voto favorável, é o senador Jayme Campos (DEM-MT). Caso aprovada, a proposta ainda será examinada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.



03/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


GPS poderá ser item de segurança obrigatório em ônibus

Projeto de Azeredo estabelece que air bag seja item obrigatório em carros novos

Hélio Costa quer tornar leite item obrigatório na merenda escolar

Sistema para fixar cadeirinha infantil no carro pode se tornar item obrigatório

Uso obrigatório de GPS em ônibus interestadual será discutido em audiência

Motoristas de ônibus e caminhões em rodovias terão descanso obrigatório