Grandes momentos de 2013: jovens brilham no exterior



A temporada de 2013, que rendeu ao Brasil 28 medalhas em Campeonatos Mundiais, o que representa o melhor resultado do país em um único ano em competições deste nível, não deve ser comemorada apenas pelo números de pódios conquistados.

Além das medalhas, do ótimo desempenho das mulheres nos Mundiais e das diversas modalidades que mesmo tão tendo subido no pódio viram seus atletas apresentarem uma evolução em seus resultados, o desempenho dos jovens esportistas do Brasil é outro fator que pode ser celebrado. O que eles fizeram em 2013 gera boas expectativas para os Jogos Olímpicos da Juventude, que serão disputados em 2014, em Nanquim, na China, entre 16 e 28 de agosto.

No vôlei de praia, a sergipana Duda é um exemplo: com apenas 15 anos, ela acumula importantes resultados e, neste ano, foi campeã do Mundial Sub-19 no Porto, em Portugal, ao lado da parceira Tainá Bigi, e vice no Mundial Sub-23, em Myslowice, na Polônia, quando jogou com Thais.

Quem também já provou que a carreira tem tudo para ser de muito sucesso são as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze, ambas com 22 anos. Elas ficaram com a prata no Mundial da classe 49er.FX, que passará a ser olímpica nos Jogos do Rio 2016. A competição foi disputada em Marseille, na França. Já o velejador Jorge João Zarif, o Jorginho, aos 21 anos, fez ainda melhor: conquistou o ouro no Mundial da classe Finn, disputado em Talinn, na Estônia.

No atletismo, Augusto Dutra, 23 anos, e Thiago Braz, que completa 20 em dezembro — e que já tem no currículo uma medalha de prata nos Jogos da Juventude, disputados em Cingapura, em 2010 — mantiveram um “duelo” particular no salto com vara, melhorando suas marcas ao longo de todo o ano. Os dois se classificaram para o Campeonato Mundial, disputado em Moscou, e Augusto terminou a competição em 11º lugar, com a marca de 5m65 (o campeão mundial, o alemão Raphael Holzdeppe, saltou 5m89.

O hipismo também conseguiu excelentes resultados com suas equipes de base na prova de saltos, em um ano sem Campeonato Mundial Adulto. No Campeonato Americano e Sul-Americano foram quatro medalhas de ouros e três pratas por equipes, nas categorias por idade, o que surpreendeu até os próprios cavaleiros. Além disso, o país conquistou quatro medalhas de ouro em provas individuais, com Laura Rait (mirim), Giulia Scampini (júnior), João Pedro Scafuro (pré-júnior) e Guilherme Saraiva (young riders).

No basquete, se por um lado a Seleção masculina não foi bem na Copa América, disputada na Venezuela, e não conseguiu a vaga para o Mundial da Espanha em 2013, a Seleção feminina, que atuou com uma equipe mesclada por veteranas e jovens jogadoras, voltou para casa com a medalha de bronze da Copa América, disputada em Xalapa, no México. Com isso, conseguiu a vaga para o Mundial da Turquia em 2014. A Seleção masculina dependerá de um convite para disputar o Mundial.

Fonte:
Brasil 2016



13/11/2013 15:50


Artigos Relacionados


Robert Scheidt tem grandes momentos em 2013

Grandes momentos de 2013: Róbson Conceição

Grandes momentos de 2013: Poliana Okimoto

Grandes momentos de 2013: ano histórico para as mulheres

Grandes momentos de 2013: duelo caseiro no salto com vara

SENADO LANÇA NESTA QUARTA 2º VOLUME DA COLEÇÃO GRANDES MOMENTOS DO PARLAMENTO