Comissão do Mercosul vota plebiscito sobre Alca
A Comissão Mista do Mercosul reúne-se nesta terça-feira (18), às 14h30, para votar relatório da senadora Emilia Fernandes (PT-RS) ao projeto do senador Roberto Saturnino (PT-RJ) que determina a convocação de plebiscito sobre a suspensão, por 20 anos, das negociações para o ingresso do Brasil na Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
O relatório reduz o prazo para 15 anos e substitui o plebiscito (consulta popular prévia) por referendo (consulta popular posterior). Assim, depois de negociados os termos do acordo e assinado o tratado, a sociedade poderia decidir pelo ingresso ou não do Brasil na Alca. O senador Luiz Otávio (PPB-PA) apresentou voto em separado contrário à aprovação da matéria.
Para a reunião também está prevista a apresentação do relatório do deputado Paulo Gouvêa (PFL-SC) sobre reunião, em Washington (EUA), promovida pelo Center for Strategic & International Studies. A reunião, realizada entre os dias 5 e 7 deste mês, teve como objetivo a intensificação das relações entre o Congresso norte-americano e os países que integram o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai).
14/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão do Mercosul vota proposta de plebiscito sobre a Alca
Comissão do Mercosul discute plebiscito sobre a Alca
Comissão do Mercosul discute plebiscito sobre Alca
Comissão do Mercosul retira de pauta plebiscito sobre adesão à Alca
Comissão do Mercosul decide sobre plebiscito para ingresso do Brasil na Alca
Comissão do Mercosul adia votação de parecer relativo a plebiscito sobre a Alca