Grazziotin celebra emenda à minirreforma eleitoral que incentiva participação feminina na política
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) comemorou, nesta terça-feira (17), aprovação de emenda apresentada por ela e pelas senadoras Ana Rita (PT-ES) e Lídice da Mata (PSB-BA) ao substitutivo ao projeto de lei da chamada minirreforma eleitoral (PLS 441/2012).
A senadora explicou que a emenda, aprovada em Plenário na noite de segunda-feira (16), possibilita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no período eleitoral, promover propagandas institucionais destinadas a incentivar a igualdade de gênero e a participação feminina na política.
Vanessa destacou que a emenda é um avanço, já que, no quesito participação das mulheres na política, o Brasil está atrasado em relação a outros países do mundo ocupando a “vergonhosa” posição de 158º em um ranking de 193 países divulgado pela União Interparlamentar (IPU).
- Isso é muito importante para todas nós. Porque a democracia não se completa se uma parcela importante da sociedade não tem oportunidade de ocupar um espaço que deva ocupar – disse.
Vanessa Grazziotin ressaltou que as mulheres brasileiras representam mais de 51 % do eleitorado e ocupam menos de 10% das cadeiras do parlamento. Para ela, a emenda será importante para trazer não somente uma mudança na legislação, mas também uma mudança cultural na mentalidade das pessoas.
- A sociedade brasileira ainda impõe um forte grau de discriminação contra as mulheres, seja pela discriminação em si ou pela tripla jornada de trabalho, a que todas nós estamos submetidas no dia a dia – observou.
Em aparte, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) afirmou que as mulheres brasileiras não participam da política por desinteresse e foi contestado por Vanessa, para quem esse argumento é inválido, já que o que faltam são condições para que as mulheres entrem na política.
- Não há parlamentar no Brasil que não diga a mesma coisa, que a mulher não se interessa pela política. E nós dizemos: isso não é verdade. O que falta são condições para que a mulher faça política – defendeu.
17/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Grazziotin defende maior participação feminina na política e no mercado de trabalho
Vanessa Grazziotin exalta participação feminina no Senado
Vanessa Grazziotin defende maior participação feminina no Parlamento
Minirreforma eleitoral pretende estimular presença na política
Presidente elogia participação feminina na política
Presença feminina no Parlamento deve ser tema da reforma política, sugere Vanessa Grazziotin