GRECA AVALIZOU TUDO, DIZ MANOEL TUBINO



O ex-presidente do Instituto Nacional do Desporto (Indesp) Manoel Gomes Tubino disse em audiência na Comissão de Assuntos Sociais que o ministro do Esporte e Turismo, Rafael Greca, avalizou todas as medidas tomadas pelo órgão com relação à liberação para funcionamento de casas de bingo. Tubino compareceu à CAS nesta quarta-feira (dia 27) para esclarecer as denúncias que fez à imprensa sobre a ocorrência de irregularidades no processo de autorização para o funcionamento de bingos no país. .
- O Greca não quis apurar nada e agora está querendo criar outra verdade - disse. De acordo com Tubino, existem quatro investigações sendo feitas sobre o assunto, inclusive pelo Ministério Público e pela Polícia Federal. Nenhuma delas, assegurou, partiu do ministro. O ex-presidente do Indesp acrescentou que todas as vezes em que falou com Greca sobre o assunto o ministro respondeu evasivamente. .
Tubino também citou em seu depoimento a participação do advogado Paulo Araújo, que, segundo ele, teria sido o principal responsável pela reestruturação do Indesp e pela elaboração da Portaria 23/99, que permitiu a exploração de bingos eletrônicos, aproveitando-se de "brechas na lei Pelé". O detalhe, afirmou, é que na ocasião Araújo não era funcionário do Ministério. .
- É preciso que se faça uma investigação cuidadosa dos vínculos e relações desse advogado com o ministro - recomendou. .
Manoel Tubino ressaltou que havia se negado a assinar a primeira versão da portaria porque ela concedia monopólio a três laboratórios - da USP, da PUC e da Unicamp - como os únicos autorizados a testar as máquinas que seriam usadas pelos bingos eletrônicos. "Só assinei depois de introduzida uma cláusula, através da qual essa autorização foi descentralizada", afirmou. Tubino recomendou aos senadores que convoquem os laboratórios que foram excluídos, "porque são entidades de alto nível e que teriam condições de fazer a aferição das máquinas". .
Conforme Tubino, outro envolvido seria o diretor de Administração e Finanças do Indesp, Luis Antonio Buffara, cuja carta de demissão saiu publicada nos jornais que circulam nesta quarta-feira (dia 27). "Buffara sempre demonstrou uma verdadeira obsessão pelo controle total sobre os bingos. Além disso, abriu um canal paralelo com o ministro e só falava em nome dele", disse. Tubino também acusou Buffara de ter assinado, irregularmente, autorizações para funcioanmento de bingos eletrônicos. .
- Fico decepcionado em ver o esporte, que é uma das manifestações mais saudáveis criadas pelo homem e que tanto tem contribuído para a projeção do Brasil, ser maculado por pessoas que nada têm a ver com ele - lamentou. .
ADIADOLuiz Antonio Buffara, o outro convidado a participar da audiência, alegando problemas de saúde não compareceu. Segundo o presidente da CAS e autor do requerimento para a realização dos depoimentos, senador Osmar Dias (PSDB-PR), Bufara enviou correspondência comunicando estar internado em um clínica em Curitiba, sofrendo de uma crise de esclerose múltipla. Ele pediu que fosse marcado nova data para seu depoimento.

27/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


LOBÃO DIZ QUE TUBINO, E NÃO GRECA, ASSINOU A PORTARIA

FHC avalizou decisão do TSE que, em tese, beneficia Serra

Tubino justifica ausência na CPI

CPI ouve Tubino amanhã

CPI ouve Tubino na quinta-feira

CPI faz acareação entre Tubino e delegados