Greenpeace pede mais verbas para conservação de florestas



Apenas 10% da superfície do planeta ainda permanece coberta por áreas intactas de floresta, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira (21), em Curitiba, pela organização não-governamental Greenpeace. E nada menos do que 82 países - dos 148 que se encontram em áreas previamente cobertas de florestas - perderam todas as suas áreas intactas de preservação.

Os números constam do documento Caminho para a Recuperação: as últimas áreas intactas de florestas, elaborado pelo Greenpeace. Acompanhado de mapas baseados em imagens recentes de satélites, o estudo indica que 35% das áreas intactas de florestas do mundo encontram-se na América Latina e 28% na América do Norte.

Entre as ameaças a esses ecossistemas, a organização inclui a atividade "ilegal edestrutiva" de madeireiras, a derrubada de florestas para a agropecuária e a construção de estradas e hidrelétricas. A manutenção do atual ritmo de destruição de florestas, na visão do Greenpeace, coloca em risco a meta de se obter uma redução significativa da perda da biodiversidade até 2010, segundo resolução adotada em 2002 pelos paises signatários da Convenção sobre Diversidade Biológica.

- Esta foi uma meta acertada há quatro anos para ser alcançada dentro de mais quatro anos. Como estamos em ano de Copa do Mundo, diria que estamos no intervalo e, se queremos ganhar esse jogo, a única possibilidade de que dispomos é a de um grande aumento das verbas para áreas de conservação - alertou o coordenador da Campanha de Florestas do Greenpeace, Christoph Thies.

21/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comitê de conservação das florestas tropicais se reúne em Brasília

Garibaldi pede mais verbas para o Saúde da Família

LOBÃO PEDE MAIS VERBAS PARA FISCALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

Eduardo apela a FHC: estudos de conservação das florestas do país podem reduzir dívida com os EUA

Augusto Botelho pede mais verbas para os 'navios da esperança'

ODACIR SOARES PEDE MAIS VERBAS PARA CALHA NORTE