Hartung propõe revisão total da política energética do país



O senador Paulo Hartung (PPS-ES) afirmou que a necessidade de racionamento de energia elétrica e a ameaça do "apagão" demonstraram a total falência da política energética do governo Fernando Henrique Cardoso. Será necessário rever o modelo de privatização do setor, permitir que as estatais voltem a investir, dinamizar a malha de transmissão elétrica e abrir o leque para explorar fontes alternativas de energia, enfatizou.

Segundo Hartung, essas são soluções a médio e longo prazos, portanto não será possível escapar do racionamento, mas o governo pode rever algumas medidas, entre elas a ameaça de corte de energia elétrica, para quem não cumprir as metas de racionamento. "Salta aos olhos a inconstitucionalidade de medidas como a suspensão do fornecimento de quem pagou sua conta, em tempo hábil", afirmou.

Ele lamentou a ausência dos quatro representantes do governo convidados a participar da audiência pública realizada nesta terça-feira (dia 22), na Comissão de Infra-Estrutura, para debater a crise com professores universitários e apontar medidas para economizar energia .

Hartung relatou propostas de bom senso do professor Ildo Sauer, da USP, como trocar as lâmpadas a vapor de mercúrio pelas de sódio na iluminação pública (1% de economia no consumo energético total do país), repotencializar as hidrelétricas (2,5 a 5% de aumento na oferta) e utilização de alternativas energéticas como o bagaço de cana, os ventos e o sol, medida de potencial incalculável nesse momento, segundo afirmou.

Para o líder do PPS no Senado, não será possível escapar dos efeitos recessivos e de diminuição da oferta de empregos nos próximos meses. Depois das crises financeiras do México, da Ásia, da Rússia e da desvalorização cambial do real, a economia sofrerá novo revés, destacou.

Hartung observou, no entanto, que uma condução hábil da crise, sem violências desnecessárias como corte de energia, poderá fazer o governo ganhar a batalha da credibilidade, levando a população a economizar energia de maneira efetiva, condição indispensável para o Brasil supere mais essa crise, concluiu.

22/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hartung propõe revisão em sistema de royalties sobre produção de energia

Hartung aponta falta de política ambiental no país

RENAN CALHEIROS PROPÕE POLÍTICA AGRÍCOLA PARA O PAÍS

Hartung comenta decisão judicial pela revisão da tabela do imposto de renda

CARLOS WILSON PROPÕE DEDUÇÃO TOTAL DE GASTOS COM EDUCAÇÃO NO IR

Especialistas debatem política energética na CRE