HARTUNG QUER MELHORAR A ARRECADAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
Hartung relatou ter proposto, em audiência hoje com o ministro do Orçamento e Gestão, Martus Tavares, que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal participem da execução do Programa de Modernização Tributária e de Gestão (PMAT), atualmente restrito ao BNDES. O programa concede linha de crédito para as prefeituras reaparelharem e dinamizarem a administração tributária, explicou.
Segundo Hartung, a extensão do programa ao BB e à CEF representará uma medida importante para desburocratizar o PMAT, tornando-o mais próximo dos prefeitos e de suas administrações. Além disso, o programa pode ser o ponto de partida de uma agenda positiva para que o governo federal auxilie as prefeituras, uma vez que a Lei de Responsabilidade fiscal veio exigir, do administrador municipal, mais austeridade nos gastos públicos.
Para o senador, é inconcebível que o governo federal continue sem uma agenda que encare de frente os problemas dos municípios para promover seu desenvolvimento, nesse momento em que os novos prefeitos eleitos se preparam para tomar posse. "Cerca de 80 % dos brasileiros vivem em cidades e as prefeituras estão sendo chamadas, cada dia mais, a adotarem políticas para gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida do cidadão", observou Paulo Hartung.
14/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ERNANDES AMORIM QUER MAIOR PARTICIPAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS NA ARRECADAÇÃO FEDERAL
Queda na arrecadação prejudica municípios, diz Papaléo Paes
Cícero Lucena lamenta queda na arrecadação dos municípios
Senado aprova reforma do ISS para aumentar arrecadação dos municípios
PROJETO DE HARTUNG PREVÊ CONSÓRCIOS DE MUNICÍPIOS NA ÁREA DE SANEAMENTO
Simples Nacional amplia arrecadação de estados e municípios sem aumentar imposto