Hélio Costa defende apoio do PMDB à governabilidade



O senador Hélio Costa (PMDB-MG) declarou-se nesta quarta-feira (8) favorável à continuidade do apoio do seu partido ao governo. Atendendo a um pedido do senador José Jorge (PFL-PE), o parlamentar mineiro explicou a controvérsia que corre a respeito a posição do PMDB.

Há no partido duas alas - a que quer manter o apoio ao governo e a que quer sair. A disputa vem se acirrando por causa da proximidade da convenção nacional do partido, a ser realizada no dia 12. A convenção foi convocada justamente para que os peemedebistas decidam se continuarão no governo ou não.

Segundo Hélio Costa, dos 23 senadores do partido, 19 assinaram documento defendendo a permanência na base aliada. Ou seja, a  posição do PMDB no Senado seria pela governabilidade, mas, ainda de acordo com o senador,  "lamentavelmente essa posição foi vencida". A convenção vai se realizar no domingo. Ele acredita que possivelmente os peemedebistas do Senado sequer comparecerão  à convenção, que estaria  "sendo empurrada goela abaixo dos peemedebistas que se sentem na obrigação de dar governabilidade ao país e ao governo".

- É fácil criticar, colocar o dedo em feridas que têm muitas vezes mais de oito anos. Ser governo ou ser aliado é mais difícil em qualquer situação - afirmou Hélio Costa.



08/12/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Hélio Costa garante apoio dos senadores do PMDB ao governo Lula

Hélio Costa defende permanência do PMDB no governo

Hélio Costa destaca desempenho do PMDB nas últimas eleições

Hélio Costa diz ser contra candidatura própria do PMDB à Presidência

Bancada do PMDB discute PAC com ministros Silas Rondeau e Hélio Costa

Hélio Costa pede apoio para criação da TV Brasil Internacional