Heloísa critica verba para transposição do São Francisco
A senadora disse que o rio São Francisco está ameaçado de extinção, com uma cunha de salinidade de 10 quilômetros que invade suas águas a partir do oceano Atlântico, devido ao despejo sem controle de lixo, dejetos industriais e esgotos in natura. A líder do Bloco Oposição disse que, no início, o argumento para mudar o curso do São Francisco era "matar a sede dos nordestinos". Agora, o objetivo do governo é "irrigação de áreas agricultáveis", o que segundo ela é inviável porque a massa de água do rio é insuficiente.
O senador José Alencar (PMDB-MG) disse, em aparte, que conversou sobre o tema com o ministro da Integração Regional, Fernando Bezerra, que lhe garantiu a execução de projetos de recuperação da mata e da vegetação das margens e de saneamento do leito do rio. Já o senador Paulo Souto (PFL-BA) concordou com a senadora e disse que não está convencido da eficiência do projeto.
Paulo Souto disse que 80% das águas desviadas servirão para projetos de irrigação. "O que é uma incoerência, porque o próprio governo não concorda com este modelo de irrigação, e por isso há muito não pede empréstimos externos para os projetos de irrigação na área de atuação da Codevasf", disse.
O senador José Eduardo Dutra (PT-SE), também em aparte, disse que o projeto "é uma autêntica propaganda enganosa".
28/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
HELOÍSA HELENA QUER URGÊNCIA PARA DEBATE SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO
HELOÍSA DEBATE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO NA TV SENADO
Heloísa Helena afirma que comitê não apóia transposição do S. Francisco
Heloísa pede adiamento do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco
Heloísa Helena protesta contra projeto de transposição do rio São Francisco
Heloísa Helena defende ações no São Francisco antes da transposição