HELOÍSA DIZ QUE TRANSPOSIÇÃO NÃO É PANACÉIA PARA PROBLEMAS DO NORDESTE



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) afirmou que não aceitará que o debate sobre a transposição do Rio São Francisco se estabeleça de uma forma a parecer que o projeto será a panacéia a resolver todos os problemas dos estados nordestinos que receberiam as águas do rio. A senadora participou de audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, quando foi iniciado o processo oficial de discussão sobre a transposição do São Francisco.
Heloísa lembrou que o assunto foi muito debatido durante o ano passado não apenas no âmbito do Senado, onde algumas audiências públicas foram realizadas, mas também na sociedade. Ela explicou que o fato do Ministério da Integração Nacional ainda não ter apresentado uma proposta concreta e detalhada sobre a transposição motivou muitas "turbulências" no debate.
- Criou-se na opinião publica uma imagem de que os estados que hoje tem o rio percorrendo o seu território (Bahia, Sergipe e Alagoas), estavam contrários à transposição. Ao contrário, a nossa preocupação é com a vitalidade do rio. Queremos que o governo informe a disponibilidade de recursos para revitalizar o São Francisco, quer através da transposição de águas da Bacia do Tocantins, quer do combate ao assoreamento, à erosão e à cunha de salinidade que já adentra o rio em mais de 5 quilômetros - esclareceu.
Na audiência com o ministro Fernando Bezerra, a senadora também pediu que o governo informasse quanto dispõe para investir não apenas na transposição em si, mas em obras complementares (estações elevatórias, adutoras e canalização) que efetivamente garantirão que as águas sejam aproveitadas para o abastecimento humano, animal e em projetos de irrigação. Heloísa Helena defendeu que a discussão sobre o assunto seja estabelecida a partir de um rigoroso debate teórico e técnico abrangente, mas também baseado na solidariedade. Informando que também exigirá que o governo ofereça garantias de que a obra efetivamente será concluída, a senadora sugeriu que o Senado organizasse um seminário para que sejam discutidas alternativas de utilização dos recursos hídricos da região.

20/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa critica verba para transposição do São Francisco

HELOÍSA HELENA QUER URGÊNCIA PARA DEBATE SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Agripino diz que transposição é a única saída para o Nordeste

Valadares diz que Nordeste não está pronto para transposição do São Francisco

HELOÍSA DEBATE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO NA TV SENADO

Heloísa Helena afirma que comitê não apóia transposição do S. Francisco