Valadares diz que Nordeste não está pronto para transposição do São Francisco
Valadares explicou que não é totalmente contrário à transposição, mas que não apóia a sua execução na atual situação energética em que se encontram os estados que seriam prejudicados com as obras. Segundo informou, são Alagoas, Sergipe e Bahia. Ele disse que dispõe de um estudo mostrando as desvantagens de execução, neste momento, das obras de transposição.
- Esta é uma obra muito importante e esperada desde os tempos do Império, mas que não pode ser feita assim, a "toque de caixa". São necessárias obras prioritárias no setor de fornecimento de energia elétrica para os lugares banhados pelo São Francisco, que também precisa ser revitalizado - afirmou o senador.
Para Valadares, os governadores dos estados que seriam prejudicados não se manifestaram com mais veemência, até agora, por receio de sofrer cortes em seus recursos, já que este é um projeto de interesse do governo. O senador disse também que a resistência à transposição, formada por pescadores, comunidades das cidades ribeirinhas, ambientalistas e políticos, ficou fragilizada por falta de unidade de comando.
Ainda falando sobre as desvantagens da obra, Valadares lembrou que o sistema da Companhia Hidrelétrica do São Francisco vai sofrer um excesso de demanda, o que pode, conforme alertou, provocar um racionamento de água constante para aqueles estados. Em sua opinião, melhor seria que fosse feita a transposição da Bacia do Rio Tocantins.
- Sem energia, o projeto de transposição não anda - alertou ainda o senador, acrescentando que teme que o projeto venha a se transformar em mais "um elefante branco", caso seja conduzido da maneira como está sendo.
01/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valadares alerta para riscos da transposição do São Francisco
VALADARES PROPORÁ TRANSPOSIÇÃO DE ÁGUAS DO TOCANTINS PARA O SÃO FRANCISCO
VALADARES: TRANSPOSIÇÃO EXIGE RIO SÃO FRANCISCO REVITALIZADO
Valadares sugere ao governo que repense projeto de transposição do São Francisco
Jader está pronto para renunciar esta semana
Heloísa critica verba para transposição do São Francisco