Heloísa Helena critica acordo de líderes sobre reforma da Previdência



A possibilidade de aprovação do texto da reforma da Previdência conforme veio da Câmara dos Deputados e posterior votação de uma nova proposta de emenda à Constituição, com outras alterações no sistema previdenciário, recebeu duras críticas da senadora Heloísa Helena (PT-AL) nesta terça-feira (7). Acordo entre os líderes partidários no Senado viabilizaria o expediente, mas, para a senadora, se o Senado adotar tal procedimento estará abdicando de suas prerrogativas.

- Os que queremos o aprimoramento da democracia representativa não podemos aceitar que uma Casa do Congresso abra mão de cumprir aquilo que a Constituição disponibilizou a ela. Do contrário, o Senado estará assumindo que se comporta como anexo arquitetônico medíocre da Câmara dos Deputados, sofrendo da velha síndrome de senzala branca e mansa do Palácio do Planalto e dos interesses dos governadores - disse a senadora.

Heloísa Helena alertou para a necessidade de que o texto a ser promulgado reflita verdadeiramente a concepção do Congresso Nacional a respeito da Previdência do setor público.

A senadora assegurou que não deixará de defender as suas emendas em Plenário. Uma delas cria o direito à aposentadoria para as mulheres que exercem trabalho doméstico em seus lares e não contribuíram para a Previdência, à semelhança do benefício que é concedido aos trabalhadores rurais.



07/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena aponta reforma da Previdência como exigência do FMI

Heloísa Helena afirma que reforma da Previdência atende aos gigolôs do FMI

Heloísa Helena: mudança na reforma da Previdência é uma "surpresa benéfica"

Heloísa Helena defende debate transparente de reforma da Previdência

Heloísa Helena elogia professores e diz que reforma da previdência prejudicou a categoria

Heloísa Helena: reforma da Previdência vai manter privilégios e prejudicar pobres