Heloísa Helena defende debate transparente de reforma da Previdência



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) manifestou nesta sexta-feira (21), em Plenário, sua posição favorável à realização da reforma da Previdência, mas comunicou que irá defender um debate aprofundado sobre o tema nas comissões e no Plenário da Casa, antes das votações. Para ela, é preciso que a sociedade seja esclarecida e não receba as informações de maneira deturpada, especialmente quanto ao papel do servidor público.

- Vamos fazer um grande debate sobre a reforma da Previdência, principalmente na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), mas não podemos deseducar a população com dados que, da forma como estão sendo transmitidos hoje, deixam a sociedade pensando que todo servidor público é preguiçoso - disse ela.

De acordo com Heloísa Helena, a população precisa saber que a grande maioria dos servidores públicos do país é formada por trabalhadores dedicados e que se encontram há vários anos com seus salários defasados. Ela considera injusto que o debate sobre a reforma da Previdência parta do pressuposto de que os -vilões- do sistema sejam os servidores.

- Não tenho nenhum problema em defender os servidores, pois sei que, além de trabalhadores, eles representam o único recurso que a gigantesca população pobre do país tem quando necessita utilizar os serviços públicos de saúde, educação e segurança pública - lembrou, contando experiência recente por que passou quando seu filho foi atropelado e atendido por um hospital público de Brasília e, segundo ela, -foi salvo pelos servidores públicos, mesmo faltando os medicamentos necessários para o atendimento-.

A senadora apontou dois pontos sobre os quais considera deva ser iniciado o debate da reforma: o combate à sonegação e às fraudes orçamentárias e contábeis no sistema previdenciário e também aos super-salários e aposentadorias.

- Eu só espero que a proposta do governo a ser encaminhada em breve não venha em regime de urgência constitucional, para que a gente possa discutir com profundidade esses e outros temas - argumentou a senadora Heloísa Helena.



21/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena defende orçamento mais transparente e impositivo

Heloísa Helena aponta reforma da Previdência como exigência do FMI

Heloísa Helena afirma que reforma da Previdência atende aos gigolôs do FMI

Heloísa Helena: mudança na reforma da Previdência é uma "surpresa benéfica"

Heloísa Helena elogia professores e diz que reforma da previdência prejudicou a categoria

Heloísa Helena: reforma da Previdência vai manter privilégios e prejudicar pobres