Heloísa Helena defende revitalização do rio São Francisco



A senadora Heloísa Helena (PT-AL) pediu em Plenário, nesta sexta-feira (24), que o governo federal faça obras de revitalização do rio São Francisco antes de investir na transposição de suas águas para irrigação do semi-árido nordestino. De acordo com a senadora, não se sabe o impacto ambiental da transposição, nem a quantidade de recursos necessários para a conclusão da obra. Ela observou que há outros projetos menos grandiosos e que podem ter grande efeito para revitalizar o rio, hoje quase estéril.

- Em vez de iniciar uma grande obra que distribui riqueza para grandes empreiteiras e construtoras e não para as populações locais, devemos enfrentar esse gigantesco desafio que é a revitalização do Rio São Francisco - disse Heloísa.

A senadora lembrou que muitos problemas do São Francisco foram causados pelo seu uso como gerador de energia elétrica e propôs uma moratória no debate da transposição até que sejam feitas obras de revitalização no vale.

Ela sugeriu como exemplo de obras indicadas para revitalizar o rio a implantação de saneamento nos municípios ribeirinhos; a montagem de sistema gerencial de informações e monitoramento; o estabelecimento de critérios metodológicos uniformes para análise, avaliação e controle das águas; o enquadramento dos cursos de água do rio principal e afluentes para permitir tratamento adequado; o licenciamento do controle das atividades com rigoroso sistema de outorga; a recuperação das matas ciliares; o zoneamento ambiental; e a gestão integrada de resíduos sólidos e projetos de educação ambiental.

A senadora informou que há 503 municípios no vale do São Francisco, 97 deles ribeirinhos, sendo que mais de 90% dos municípios jogam seus esgotos in natura no rio. A senadora relatou que hoje se pesca no São Francisco apenas 10% do que se pescava há oito anos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lembrou Heloísa, afirmou que fará a transposição nem que seja com baldes de água. Segundo a senadora, o atual governo deixa transparecer em seu discurso -um tom de que a luta pela transposição se dá entre os egoístas que têm o rio mas não querem possibilitar a transposição das águas para salvar os nossos irmãozinhos do Nordeste que precisam dessas águas-.

- A discussão se dá nesse nível. Muitos o repetem por ignorância, outros por interesses escusos. Mas enquanto o tempo vai passando, quem mais ganha dinheiro são as consultorias vinculadas a grandes empreiteiras. A transposição é um projeto faraônico, de alta complexidade, que pode acabar no rol dos projetos inacabados e não resolver o problema da seca - afirmou.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse ter aprendido com o discurso do Heloísa Helena que 10% das cidades brasileiras estão às margens do São Francisco e sugeriu que o governo federal tenha mais humildade para fazer obras de emergência em vez de obras grandiosas.



24/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa Helena defende ações no São Francisco antes da transposição

Heloísa Helena afirma que comitê não apóia transposição do S. Francisco

Heloísa Helena cobra implantação de sugestões da Subcomissão do Rio São Francisco

Heloísa Helena protesta contra projeto de transposição do rio São Francisco

Heloísa Helena pede novo debate do projeto de transposição de águas do São Francisco

HELOÍSA HELENA QUER URGÊNCIA PARA DEBATE SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO