Heloísa Helena encaminha à Justiça denúncias de maus tratos a presos



Em discurso no plenário nesta quarta-feira (28) a senadora Heloísa Helena informou que encaminhará ao Ministério da Justiça documento entregue a ela por mães e mulheres de presos da penitenciária Professor Aníbal Bruno, em Recife (PE). A senadora disse esperar que o ministério tome as medidas necessárias para solucionar a situação. Segundo essas mulheres, os presos precisam pagar por itens básicos de subsistência, inclusive pelo uso de celas, e mesmo assim vem sendo transferidos sem base jurídica, tornando nulos os investimentos das famílias, paupérrimas em sua maioria.

As mulheres contaram à senadora que pagam entre R$ 150 a R$ 2 mil pelas celas, além de fornecer medicamentos, alimentação, produtos higiênicos, pagamento de taxas de manutenção do pavilhão, taxas de autorização, produtos de cantinas e até uso de energia. A senadora contou que essas mulheres são obrigadas a se calar porque seus entes queridos que encontram-se presos vivem sob ameaça. Mas disseram à Heloísa que a situação passou do limite do suportável e por isso encaminharam o documento à ela e à Pastoral Carcerária.

- Estou preocupada com o respeito e dignidade dessas pessoas que estão nas cadeias sendo assassinadas, estupradas, torturadas. A angústia da sociedade com a violência é tão grande que as pessoas querem se livrar de quem perturba a ordem. - disse.

A senadora disse saber que problemas semelhantes são encontrados em outros estados e externou sua preocupação com os ladrões pobres. "Os ladrões ricos chafurdam na lama da corrupção e nada lhes acontece", disse Heloísa. A senadora disse ser cristã e lembrou que mesmo o "camarada" Jesus Cristo tratava melhor os ladrões pobres. "Me refiro a quem foi condenado a esse tipo de vida pela pobreza", afirmou.



28/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério da Justiça cobra da Polícia Federal denúncias de maus-tratos contra índios

HELOÍSA RELATA MAUS-TRATOS EM CRIANÇAS E PEDE RECURSOS PARA A ÁREA SOCIAL

Senadores vão apurar, em Porto Alegre, denúncias de maus-tratos a integrantes de movimentos sociais

Brasil confia nas investigações da Bolívia sobre as denúncias de maus-tratos a brasileiros na fronteira, diz Patriota

Heloísa Helena relata visita a líderes presos do MST

Heloísa Helena quer investigar na CFC as denúncias contra Murad