Heloísa Helena repudia decisão do governo contra bancários
O anúncio do governo federal de que cortaria o ponto dos bancários em greve do Banco do Brasil (BB) e da Caixa Econômica Federal (CEF) levou a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) a ler em Plenário nota de repúdio assinada pelos deputados federais Babá (PSOL-PA), João Fontes (PSOL-SE) e Luciana Genro (PSOL-RS), além dela própria e da Executiva do Partido do Socialismo e Liberdade.
- Com as direções sindicais tendo sido superadas pela determinação de luta da base, as direções dos sindicatos buscaram o governo federal para intermediar o acordo - disse a senadora.
Heloísa Helena observou que a deflagração da greve nacional neste ano teve uma particularidade: as direções sindicais defenderam aceitar a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mas os bancários disseram não e a posição da Confederação Nacional dos Bancários, ligada à CUT, foi derrotada nas assembléias bancárias. Ela lembrou que, numa reunião com as direções dos sindicatos, o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, afirmou que o governo não iria intervir nas negociações.
- Não faltou muito para os fatos desmentirem o ministro. Em uma reunião governamental, com a presença dos presidentes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, com o aval de Lula, ficou decidido que o governo irá cortar o ponto dos bancários do BB e da CEF. Ou seja, primeiro o governo se omitiu. Em seguida, quando atuou, foi para intervir do lado dos banqueiros - assinalou.
Para a senadora, a decisão do governo deixa evidente que o governo Lula joga ao lado dos banqueiros para "tentar intimidar e derrotar" a greve nacional dos bancários.
- Não é à toa que no dia seguinte os telejornais da Rede Globo fizeram coro com o governo e passaram a comentar os prejuízos da população com a greve. Não falam dos lucros dos bancos nem dos juros que infernizam o país e enriquecem os rentistas. Não falam dos baixos salários dos bancários nem das péssimas condições de trabalho. Fazem coro com o governo para condenar os bancários. Ao mesmo tempo, os tribunais começam a ser acionados para também intimidar o movimento. Assim, está claro que o governo Lula ameaça os bancários com o fantasma dos petroleiros derrotados pelo governo FHC. Lula quer seus próprios petroleiros. Basta! Eles não passarão!
28/09/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
HELOÍSA HELENA PROTESTA CONTRA DECISÃO DA OMC
Heloísa Helena repudia fala do presidente do BNB
HELOÍSA HELENA REPUDIA COMEMORAÇÃO POR VENDA DO BANESPA
HELOÍSA HELENA REPUDIA VIOLÊNCIA POLICIAL EM BELÉM
HELOÍSA HELENA REPUDIA "TRUCULÊNCIA DA POLÍCIA DE BRASÍLIA"
Heloísa Helena repudia versão de que votou por Luiz Estevão