HELOÍSA HELENA REPUDIA "TRUCULÊNCIA DA POLÍCIA DE BRASÍLIA"
Observando que já viu muita cena de violência em Alagoas, a parlamentar alegou que isso não a impediu de ficar estarrecida com as cenas promovidas pela segurança pública de Brasília. "Milhões de pessoas viram na televisão atos abomináveis que revelam truculência e despreparo da polícia para lidar com cidadãos", afirmou. E lastimou que dessa ação tenham resultado tantos feridos, duas pessoas cegas e um morto.
Explicando que as manifestações acontecem exatamente em razão da falta de diálogo com qualquer instância de poder e de decisão política, Heloísa Helena disse que o governo não pode dizer que os trabalhadores foram intransigentes. Ela criticou as declarações do secretário de Segurança Pública, Paulo Castelo Branco, segundo o qual a polícia agiu com obediência e respeito à lei.
"Deus do céu, isso é um absurdo, uma irresponsabilidade. Democracia não é isso, é debater através das idéias para se chegar a uma alternativa", afirmou. Depois de lembrar que, desde 1988, não tombava nenhuma vítima fatal em confronto com a polícia, ela informou ter visitado nesta sexta-feira (dia 3) pela manhã esses trabalhadores e viu como eles se sentem constrangidos e humilhados diante da intolerância com que o governo os tratou.
Para Heloísa Helena, "contestar essa atitude arrogante é de fundamental importância". Ela advertiu que comportamento como o da polícia de Brasília pode servir de modelo para outros serviços de segurança pública também praticarem violências contra trabalhadores. E exprimiu sua solidariedade com os sindicalistas que "não estão conseguindo nem falar de tão chocados que ficaram com as cenas de quinta-feira".
03/12/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heloísa Helena repudia fala do presidente do BNB
HELOÍSA HELENA REPUDIA COMEMORAÇÃO POR VENDA DO BANESPA
HELOÍSA HELENA REPUDIA VIOLÊNCIA POLICIAL EM BELÉM
Heloísa Helena repudia decisão do governo contra bancários
Heloísa Helena repudia versão de que votou por Luiz Estevão
Heloísa Helena repudia uso indevido de suas declarações por candidato à Prefeitura de Maceió