Heloísa Helena ressalta dificuldades de pequenos e médios produtores do semi-árido nordestino



Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (5), a senadora Heloísa Helena (PT-AL) lamentou a situação em que se encontram os pequenos e médios produtores rurais do semi-árido nordestino, uma vez que suas dívidas referentes a crédito agrícola de até R$ 15 mil não foram repactuadas e agora eles não podem ter acesso ao crédito para a nova safra. A senadora lembrou que tentou solucionar o problema com apresentação de emendas, quando o tema esteve em pauta no Congresso, mas ressaltou que a -base de bajulação do governo-, com sua -arrogância e intolerância-, impediu que as emendas fossem apreciadas.

Heloísa afirmou acreditar que o problema está sendo solucionado, mas fez o discurso para alertar aos colegas para que, da próxima vez, em vez do -silêncio cúmplice com o governo, possamos pensar nos pequenos e médios produtores rurais do país-.

A senadora afirmou que toda vez que discursa sobre o tema, como fez na quinta-feira, recebe muitos telefonemas, faxes e mensagens eletrônicas de produtores rurais, especialmente do Nordeste, comentando o assunto. Segundo Heloísa Helena, em Alagoas 90% dos pequenos e médios produtores ficaram incapacitados de conseguir recursos junto às instituições oficiais de crédito.

- Durante quatro anos negociamos com o governo Fernando Henrique a repactuação do saldo devedor. Neste ano o governo não ouviu os apelos. Tentou iludir a opinião pública dizendo que a medida provisória (que tratava do assunto) repactuava a dívida dos pequenos produtores. Mas não é verdade, a grande maioria dos produtores da região do semi-árido do Nordeste ficou de fora da repactuação - afirmou.

A senadora afirmou que pretendia tratar neste discurso do problema da reforma da Previdência e da chamada PEC paralela, mas que preferiu deixar o assunto para outro momento . -Sou o tipo daquela gentinha do interior que dá um boi para não entrar numa briga e uma boiada para não sair-, disse ela.

- Teremos tempo aqui para tratar dessas PECs. Teremos dias para discutir e desvendar os mistérios sujos por trás desse debate. Ás vezes a arrogância cega. Todos estamos sob esse risco. A PEC paralela e alguns outros projetos são legispirataria pura - definiu.



05/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heloísa quer solução para dívidas dos produtores do semi-árido

CDR vai debater atuação do Dnocs no semi-árido nordestino

Antônio Carlos Valadares destaca produção de uva do semi-árido nordestino

Rosalba cobra ações de combate à seca no semi-árido nordestino

Rosalba cobra ações de combate à seca no semi-árido nordestino

Lídice da Mata registra entrega de cisternas no semi-árido nordestino