HELOÍSA: OPOSIÇÃO DEVE APOIAR PROJETO DO GOVERNO CONTRA O FUMO
É preciso, afirmou a senadora, que os parlamentares tenham coragem para enfrentar o lobby das grandes cervejarias e dos produtores de cigarro e derivados. Heloísa disse que não se tratava de falso moralismo ou de alinhamento com os politicamente corretos, ressaltando que "o álcool e o fumo matam e se a publicidade interfere nisso, deve ter restrições". Ela defendeu o apensamento (tramitação conjunta) de todos os projetos que tratam desse assunto.
Já o senador Moreira Mendes (PFL-RO) contestou a aprovação do projeto por considerá-lo hipócrita, pois tenta reduzir o consumo do fumo pela proibição da propaganda, o que para ele é inconstitucional. Ele disse ainda que não acredita na veracidade da tese de que o cigarro vicia.
- Eu fumei até os 40 anos e parei, sem nenhum problema, no momento que quis. A solução é investir em educação - recomendou.
A senadora Emilia Fernandes (PDT-RS) disse que também não está convencida da eficácia do projeto. Segundo ela, o governo está agindo de "forma hipócrita" como fez no caso da proibição de armas de fogo. "O Executivo não dá atenção às propostas que não sejam de sua autoria, mesmo que tenham objetivo similar, e agora quer apoio total. Acho que necessitamos aprofundar todas essas questões, antes de votarmos", protestou Emilia.
Outro senador do PDT, Sebastião Rocha (AP), anunciou que apoiará a proposta por ter formação médica e entender o mal que o cigarro causa à saúde. Disse ainda que o combate ao álcool será o próximo passo da oposição.
10/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
HELOÍSA CRITICA LOBBY QUE ATRASA LEIS CONTRA FUMO E ÁLCOOL
Heloísa Helena: Bloco Oposição é contra o adiamento das eleições no Congresso
HELOÍSA DIZ QUE OPOSIÇÃO CONTINUARÁ LUTA CONTRA DEVASTAÇÃO SOCIAL DO PAÍS
HELOÍSA DIZ QUE OPOSIÇÃO CONTINUARÁ LUTA CONTRA DEVASTAÇÃO SOCIAL DO PAÍS
CAS E CCJ DEBATEM EM CONJUNTO PROJETO CONTRA PROPAGANDA DE FUMO
Pedro Simon: PMDB deve apoiar o governo Lula, mas sem ocupar cargos