Heloísa pede que Lula proíba propaganda de bebidas
A senadora Heloísa Helena (sem partido-AL) pediu nesta terça-feira (18) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que tenha "coragem política" e edite medida provisória proibindo a propaganda de bebidas alcoólicas em todo o país. - A reação do presidente à reportagem do jornalista do
New York Times chamou a atenção para a doença do alcoolismo, uma doença séria, que traz muita dor às famílias que precisam lidar com o problema - assinalou a senadora. Heloísa destacou que diversas pesquisas, que consideram o álcool uma droga psicotrópica, já apontaram as conseqüências do alcoolismo na falta ao trabalho e no aumento da violência em vários aspectos. Segundo ela, essas pesquisas revelam que mais de 12% da população brasileira são vítimas do alcoolismo; que, no raio de um quilômetro de um bar, os índices de violência são maiores; e que o estupro doméstico de crianças é, em grande parte, causado pelo alcoolismo.
A senadora também protestou contra declaração do presidente Lula que ela considerou discriminatória e preconceituosa em relação aos homossexuais. Heloísa lembrou que, ao se referir à matéria do jornal norte-americano, Lula disse que um dia poderiam chamá-lo de gay e apontou essa hipótese como motivo para a sua reação de ordenar o cancelamento do visto de permanência do jornalista Larry Rohter.
18/05/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mesquita Júnior quer que Senado proíba a propaganda de bebidas
Especialistas criticam propaganda de bebidas
Projeto proíbe propaganda de bebidas nas estradas
CAS E CCJ DISCUTEM PROJETO QUE RESTRINGE PROPAGANDA DE CIGARRO E BEBIDAS
RESTRIÇÕES AO USO E À PROPAGANDA DE CIGARROS E BEBIDAS É TEMA DE REUNIÃO DA CAS E DA CCJ
CCJ EXAMINARÁ PROJETO QUE LIMITA PROPAGANDA DE CIGARROS E BEBIDAS