Henrique Meirelles prevê crescimento de 3% na economia em 2004
Em audiência pública na Comissão Mista de Orçamento ,o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, previu um crescimento da economia brasileira em torno de 3% em 2004. As medidas adotadas pelo atual governo para combater a inflação e atrair investimentos externos teriam assumido um peso fundamental na construção desse prognóstico, conforme assinalou, além de influenciar na queda do Risco Brasil, indicador que estima o grau de confiança depositada pelos investidores estrangeiros no país e que se situa, hoje, em 600 pontos.
- Nossa meta é uma continuada estabilização da economia brasileira e uma continuada melhora dos índices de rating que são aplicados ao país, seja por agências, investidores ou órgãos oficiais - afirmou Meirelles, segundo a Agência Câmara. Na ocasião, o presidente do Banco Central também observou que a redução da volatilidade cambial é essencial para ampliar o volume de exportações e a captação de investimentos estrangeiros.
Ao longo desses dez meses, o governo Luiz Inácio Lula da Silva teria conseguido, de acordo com Meirelles, conter a ameaça de crescimento da inflação, sem perder de vista, no entanto, a manutenção da política de responsabilidade fiscal e estabilidade macroeconômica. Diferentemente de outros países colocados frente à ameaça inflacionária nos últimos tempos, que experimentaram retração econômica de até 12%, estima-se que o Brasil encerre 2003 com um crescimento de 0,6%.
A realização dessa audiência pública obedece a determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece, ao fim de cada semestre, que o Banco Central preste contas dos objetivos e das metas das políticas monetária, creditícia e cambial.
29/10/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Henrique Meirelles destaca solidez da economia nacional
Expedito Júnior elogia Henrique Meirelles por andamento da economia
Henrique Meirelles traça cenário otimista para economia brasileira
Armínio Fraga prevê crescimento de 4% ao ano a partir de 2004
Governo prevê maior crescimento do PIB em 2004 e 2005
Áudio | Henrique Meirelles diz que juros altos e falta de estabilidade na economia afastam investimentos