Heráclito atribui crise do governo a "fogo amigo" de bajuladores
O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) alertou que são justamente pessoas próximas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que estão fomentando a crise, por meio de intrigas, disputa por espaços no poder e vaidades.
- Há vários tipos de puxa-saco, como por exemplo o que nunca diz a verdade e apenas elogia, mesmo quando está tudo errado, e o puxa-saco ressentido, que tem seus pleitos rejeitados e começa então a plantar intrigas - disse Heráclito.
O senador recomendou ao presidente Lula que ouça vozes experientes como as do senador Pedro Simon (PMDB-RS), e se mire no exemplo de velhos políticos como Ulysses Guimarães e Tancredo Neves, que sabiam ouvir críticas.
- Quando ia iniciar sua campanha à Presidência, o doutor Ulysses ouviu de um assessor que não adiantava ouvir Pedro Simon, porque ele estava contra a candidatura. O doutor Ulysses, com aquela calma, disse "meu caro, sempre vale a pena ouvir o Pedro, principalmente quando ele está contra, porque alguma coisa boa a gente vai tirar dali" - disse o senador.
Heráclito deu exemplos do que chamou de "fogo amigo": a estrela plantada nos jardins do Palácio Alvorada chegou às páginas dos jornais por denúncia de quem freqüenta o palácio. O colunista Gilberto Amaral diz que o ministro Luiz Gushiken e o senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) são "amigos fraternos". Com isso, diz Heráclito, insinua-se que, se Antero critica duramente o governo, Gushiken concorda com as críticas.
Em aparte, o senador Antero Paes de Barros disse que é, sim, amigo de Gushiken porque conviveu com ele nos tempos de deputado federal, assim como gosta pessoalmente de Lula, a quem conheceu nos tempos de Assembléia Nacional Constituinte.
- Ninguém que tenha convivido com Lula deixa de gostar dele. Mas insinuar que troco informações ou dou conselhos a Gushiken é uma mentira deslavada, certamente plantada por gente do próprio governo - disse o senador, atribuindo a nota de Gilberto Amaral ao ministro José Dirceu.
16/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito atribui crise do gás a falta de investimentos no setor
Heráclito atribui queda de popularidade do governador do Piauí ao governo federal
Humberto Costa defende ministro e nega fogo amigo do PT
Marcelo Crivella lastima morte de amigo em fogo cruzado entre polícia e traficantes
Heráclito Fortes: governo federal usa crise da segurança para jogar povo contra governo paulista
Heráclito aponta descaso do governo Lula com crise aérea