Heráclito critica atuação da diplomacia brasileira



O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) criticou, em discurso nesta quinta-feira (3), a atuação da diplomacia brasileira, considerando-a prejudicial aos interesses nacionais. Para reforçar sua opinião, ele apresentou sua análise dos resultados da atuação do Itamaraty em questões internacionais em que o Brasil se envolveu durante os dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Com relação à atuação do país nas negociações da Conferência de Doha, por exemplo, Heráclito acusou o Itamaraty de adotar uma estratégia equivocada ao buscar liderar os países do Terceiro Mundo sem contar com o apoio necessário de todos os membros do grupo.

- Enquanto nos iludíamos [na Conferência de Doha] com delírios de protagonismo mundial, o mundo fechava seus acordos bilaterais - disse o senador, assinalando que o Brasil ficava de fora dessas negociações em âmbito mais restrito.

No que diz respeito à America do Sul, Heráclito lembrou o fracasso dos empreendimentos da Petrobras na Bolívia, onde a empresa sofreu consideráveis prejuízos com a estatização de suas instalações para produção de petróleo ali construídas. O senador protestou ainda contra a desapropriação de terras de fazendeiros brasileiros instalados na Bolívia, dentro da faixa de 50 quilômetros da fronteira.

No Equador, o parlamentar recordou a expulsão de empreiteiras brasileiras daquele país, episódio que o atual presidente Rafael Correia teria usado, segundo Heráclito, para se beneficiar eleitoralmente, em detrimento do Brasil.

Referindo-se à Revisão do Tratado de Itaipu, Heráclito citou uma série de concessões ao Paraguai, segundo ele, amplamente desfavoráveis ao Brasil, tais como o reajuste de 300% da remuneração ao Paraguai pela cessão da energia de Itaipu, elevando o bônus pago pelo Brasil dos atuais US$ 120 milhões para US$ 360 milhões.

03/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


GILVAM ELOGIA ATUAÇÃO DA DIPLOMACIA BRASILEIRA

Azeredo analisa desempenho da diplomacia brasileira em 2009 e critica política externa do governo Lula

Heráclito Fortes critica atuação do consulado brasileiro em Madri

Heráclito Fortes critica atuação do Brasil no caso Zelaya

Heráclito critica teleconferência de Lula com integrantes da seleção brasileira

CRE discute perspectivas para a diplomacia brasileira