Heráclito culpa o governo por casos de um tipo de gripe aviária



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse nesta quarta-feira (19) que o foco da doença de Newcastle - um tipo de gripe aviária - registrado no Rio Grande do Sul deve-se à decisão do governo federal de não liberar recursos para a vacinação. O parlamentar piauiense lamentou que os criadores já estejam sofrendo com o embargo de 40 países aos produtos avícolas daquele estado.

- Nada sensibiliza o governo Lula, que nutre desprezo pelo setor produtivo e levou o país a uma grave crise na agricultura - afirmou o senador pelo PFL.

Em aparte, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM) comparou a atual administração com o governo Fernando Henrique Cardoso, em que um foco da doença detectado em Goiás teria sido debelado prontamente em 2001.

Heráclito mencionou outros pontos em que a atuação governamental não estaria se dando no nível exigido. Um deles é a conservação das estradas, que continuam ruins em razão da operação tapa-buracos, chamada por Heráclito de "alka-seltzer" [comprimido efervescente], por não terem resistido às chuvas.

O senador pelo Piauí disse que gostaria de ver a "Carta aos Brasileiros", peça da campanha eleitoral do PT em 2002, ser lida novamente, à luz do desempenho de Lula nesses quatro anos.

- Fica claro que Lula traiu a nação em todos os itens da carta, menos os banqueiros e o mercado - disse Heráclito, lembrando que o PT foi buscar no PSDB o nome de Henrique Meirelles para presidir o Banco Central.

19/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito culpa o governo federal por dificuldades financeiras do Piauí

CRA fará audiência sobre gripe aviária

Prevenção da gripe aviária ganha cartilha eletrônica

Em reunião conjunta, comissões discutem gripe aviária

Ideli anuncia encontro da Embrapa sobre gripe aviária

Heráclito culpa governo por ação da PF contra jornalistas da "Veja" e critica relação de Lula com a imprensa