Heráclito diz que atuará com "transparência total"



Depois de participar da inauguração de livraria no Senado, o 1º Secretário da Casa, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), afirmou que pautará sua atuação pela transparência total dos trabalhos da secretaria, acabando com atos secretos ou quaisquer tentativas de proibir acesso de funcionários ou da imprensa às atividades do Parlamento.

- Quem conhece minha biografia sabe que não convivo com sombras, nem aceito a existência de caixas pretas em relação às minhas atividades parlamentares. Posso garantir que não haverá atos secretos durante minha administração. Os que já existem serão objeto de análise, caso o caso, para a tomada das providências cabíveis, sem açodamento, mas sem procrastinação - afirmou.

Heráclito disse haver situações administrativas ainda não esclarecidas e citou o caso de titulares de cargos em comissão nos gabinetes dos senadores. Ele disse não saber, ainda, se é ou não automática a demissão desses servidores ao final do mandato do senador. Afirmou também haver vários casos semelhantes, aguardando parecer jurídico.

Questionado pelos jornalistas sobre a situação política do presidente do Senado, José Sarney, Heráclito disse preferir não comentar o assunto, ressaltando que seu papel, como 1º secretário, diz respeito a temas administrativos da Casa. Ele confirmou, porém, que qualquer integrante da Mesa precisará se afastar do cargo caso seja alvo de processo instalado no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Para Heráclito, será nesta instância de poder que serão discutidas e julgadas as representações apresentadas contra José Sarney, não cabendo à Mesa diretora se pronunciar sobre esses assuntos, frisou.

03/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque sugere total transparência a novo governo do DF

Senado dará total transparência aos gastos dos senadores a partir de abril

Heráclito lamenta falta de transparência no governo do PI

Para Heráclito, atraso na publicação de ata não é falta de transparência

Heráclito critica ação do PT contra Transparência Brasil

Exército atuará em conflito de indígenas no sul da Bahia