Cristovam Buarque sugere total transparência a novo governo do DF



Em discurso nesta segunda-feira (19), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) desejou boa sorte ao novo governador do Distrito Federal, Rogério Rosso, eleito indiretamente no sábado (17), em votação na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Cristovam sugeriu a Rosso que faça um governo com "total transparência" e avisou que estará acompanhando de perto o desempenho dessa nova gestão do governo do DF.

- Boa sorte, governador, mas sobretudo firmeza - disse.

Cristovam avaliou positivamente o fato de Rosso não ser deputado distrital (pois vários dos 24 deputados distritais foram relacionados como envolvidos nos escândalos de corrupção em Brasília), mas lembrou que o novo governador trabalhou tanto no governo de Joaquim Roriz quanto no de José Roberto Arruda. Para o senador, Rosso ganhou não só a eleição para governar o Distrito Federal até o final de 2010, mas também ganhou "uma chance histórica" de ajudar na recuperação da autoestima da capital federal.

- É uma chance única e é uma chance que espero que o novo governador esteja disposto a assumir; esteja disposto a ser reconhecido por nós, quando terminar o seu governo, como aquele que agarrou a cidade no ponto mais baixo da sua história e colocou num ponto alto. Espero que ele tenha consciência da responsabilidade que tem e da chance ímpar que tem - disse Cristovam.

Mas, para isso, advertiu o senador, o novo governador precisa assumir alguns compromissos, e o primeiro deles é se comprometer com a população brasiliense, e não com políticos ou empresários. Cristovam também acha que Rosso precisa iniciar uma grande auditoria em todas as contas do DF, principalmente das obras e serviços sobre os quais pesam suspeitas de superfaturamento ou falta de lisura em licitações.

Para o senador, o novo governo do DF deve ser totalmente transparente, sem reuniões secretas com empresários, políticos ou empreiteiros. E Rosso deveria também priorizar investimentos na educação, saúde e transporte públicos, acrescentou Cristovam.

- Eu tenho a esperança - ele está começando agora - de que ainda é possível, sim, ele dizer "Brasília não está mais à venda", que Brasília muda, que Brasília começa a mudar na maneira de governar. Estou pronto para dar minha contribuição se, de fato, a gente for mudar - afirmou Cristovam.

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) elogiou o pronunciamento do colega e sugeriu que ele procure conversar com o novo governador do DF para aconselhá-lo.



19/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam Buarque critica Agnelo e cobra transparência do governo do Distrito Federal

Cristovam Buarque sugere criação de comissão para debater violência

Cristovam Buarque sugere mais educação para mudar modelo de desenvolvimento

Cristovam Buarque anuncia que vai à COP 15 propor um novo tipo de postura para os políticos

Cristovam Buarque defende afastamento de Arruda do governo do DF

Cristovam Buarque garante que governo não vai privatizar universidades públicas