Serys defende posição de jornalistas pela exigência de formação para obter registro profissional



A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) registrou que nesta segunda-feira (7) teve início uma série de atos públicos realizados por profissionais e estudantes de Jornalismo em todo o país para defender a regulamentação profissional e manter posição contrária à decisão judicial que permite o exercício da profissão sem o diploma e a formação universitária. As manifestações, informou a senadora, são contrárias à decisão da juíza Carla Rister, da 16ª Vara Cível da Justiça Federal de São Paulo, que concede tutela antecipada contra a exigência de qualquer formação para o exercício da profissão de jornalista.

- Os jornalistas estarão mobilizados nacionalmente durante toda a primeira quinzena do mês em defesa da formação específica para o exercício da profissão, para que esta venha a ser novamente respeitada - disse a senadora, citando nota divulgada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

A Fenaj e os sindicatos de jornalistas entendem, segundo a nota, que a decisão da juíza "é contrária ao interesse público, retirando qualquer exigência de uma formação, por mínima que seja, para o exercício do jornalismo, profissão que, em sua existência, tem forma decisiva na qualidade da informação divulgada à sociedade".

Tal decisão judicial, completa a nota, "tenta retirar dos jornalistas uma conquista de oito décadas, que é a exigência de formação específica para a obtenção do registro profissional".



08/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Pedro defende exigência de diploma para jornalistas

Procuradorias asseguram exigência para registro de produtos feitos pela Anvisa

Heráclito Fortes condena exigência de visto pela Venezuela a jornalistas brasileiros

SATURNINO ELOGIA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PELA FIOCRUZ

Serys defende exame de conhecimentos para o exercício profissional de médicos e dentistas

Trabalhadores de 19 estados podem solicitar registro profissional pela internet