Heráclito lamenta desmentido do governo sobre mais investimentos na Saúde



Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (31), o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) lamentou que o governo tenha desmentido nesta semana o anúncio, feito dias antes, de que o Ministério da Saúde receberia R$ 2 bilhões para serem investidos na saúde pública, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste.

- O Norte e o Nordeste não têm sorte com esse governo. Nós, nordestinos, mais uma vez caímos no conto do vigário. A caneta paulista implacável e insensível do Mantega (ministro da Fazenda, Guido Mantega) acabou com a nossa alegria - disse Heráclito.

O senador acha "desalentador" o governo anunciar uma medida, criar expectativas e, poucos dias depois, o ministro, "como uma ducha de água fria", vir a público dizer que o dinheiro não existe e que tudo não passa de um sonho.

- Cadê o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)? Cadê o excesso de arrecadação? Cadê a boa vontade do presidente Lula em atender à região que o viu nascer? - questionou Heráclito.

O senador também criticou o fim do programa Primeiro Emprego - que será extinto em 2008 - e lamentou que as Parcerias Público-Privadas (PPP) não tenham trazido, como se esperava, investimentos da iniciativa privada junto com investimentos públicos. Na opinião de Heráclito, as PPPsnão decolaram porque "ninguém investe sem garantias e sem um marco regulatório".

O senador também comentou que a grande quantidade de cargos comissionados criados pelo governo federal teria se refletido na diminuição dos índices de desemprego no Distrito Federal. O senador destacou que, enquanto o governo local do Distrito Federal cortou cargos comissionados e incentivou o aumento do número de vagas na iniciativa privada, o governo federal "aumenta a máquina pública e nada faz de concreto".

Em aparte, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) também chamou a atenção para a atuação do governo do Distrito Federal, que reduziu de 17 mil para 6 mil o número de cargos de confiança em relação à administração anterior.



31/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito lamenta falta de transparência no governo do PI

Heráclito Fortes reclama mais investimentos federais para o Piauí

Aloysio Nunes critica projeto do trem-bala e diz que discurso de austeridade do governo é desmentido pelos fatos

Arthur Virgílio cobra desmentido de diretor-geral sobre suposta indicação de diretores

Heráclito lembra ao governo que CPMF foi criada para a área da saúde

Marcos Guerra quer mais investimentos em saúde