Marcos Guerra quer mais investimentos em saúde



A falta de investimentos do governo em saúde, especialmente em medidas preventivas, vem trazendo de volta epidemias e permitindo que cheguem às cidades doenças que eram típicas da área rural, alertou o senador Marcos Guerra (PSDB-ES). Ele pediu que os senadores pensem na importância de se garantirem verbas para a área de saúde no Orçamento da União.

Doenças como malária, tifo, dengue, febre amarela estão voltando, assim como a tuberculose e a lepra, lembrou o senador.

- Na opinião do Conselho Federal de Medicina, vários fatores contribuem para o reaparecimento das doenças, que é inversamente proporcional aos investimentos na área da saúde. Dentre esses fatores, destaca-se o abandono das medidas de prevenção e controle – disse Marcos Guerra.

O senador destacou a necessidade de uma discussão, no âmbito do Poder Legislativo, sobre o financiamento da saúde. E lembrou que a Inglaterra, que tem uma população três vezes menor do que a do Brasil, investe 10 vezes mais nessa área.

_ E em saúde, como em tudo na vida, é melhor prevenir do que remediar. Brasileiros estão morrendo por descaso das autoridades da área de saúde pública – afirmou Marcos Guerra.



03/08/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marcos Guerra quer corrigir legislação sobre Cofins

Marcos Guerra quer tornar "empreendedorismo" disciplina escolar

Marcos Guerra: arrecadação recorde é mais uma investida do fisco sobre o povo

Randolfe Rodrigues quer mais investimentos em saúde pública

Setores moveleiro, têxtil e de vestuário precisam de mais atenção por parte do governo federal, avalia Marcos Guerra

Sérgio Guerra defende mais investimentos em transporte