Heráclito pede continuidade do combate ao narcotráfico




O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) disse nesta segunda-feira (6) que o trabalho iniciado pelos governos federal, estadual e municipal contra o narcotráfico no Rio de Janeiro, precisa ter continuidade "ou a bandidagem vai migrar para o Nordeste". Ele disse que esteve neste fim de semana na cidade do Rio de Janeiro, conversou com diversas pessoas e pôde constatar como a segurança retornou à rotina dos cariocas.

Heráclito assinalou que a preparação para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, não deve passar apenas pela segurança pública, mas também pela infraestrutura de aeroportos em todos os estados brasileiros, "para que não passemos vexame".

- O meu avião teve que desviar para Belo Horizonte. O aeroporto Tancredo Neves, até anos atrás considerado ocioso, ficou completamente lotado e num momento de emergência os aviões foram deslocados para o já quase inativo aeroporto da Pampulha. Guarulhos lotado; Campinas lotado - relatou.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse, em aparte, que não existe chuva de drogas ou armas nas favelas do Rio de Janeiro. Ele assinalou que tudo chegou às mãos dos traficantes através de portos, aeroportos e rodovias. O senador anunciou que encaminhou proposta ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, para a criação de uma Guarda Nacional que ajude a fiscalizar as fronteiras brasileiras.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que a ação conjunta da polícia e das Força Armadas pode conter a ponta, mas os chefões do narcotráfico carioca não foram presos. Ele lembrou que Fernandinho Beiramar foi preso na Colômbia, demonstrando a fragilidade das fronteiras, e alertou para que o combate ao crime não fique limitado ao Rio de Janeiro.

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) disse que apesar dos protestos e advertências, o governo federal construiu um presídio de alta segurança no Rio Grande do Norte. Ele observou que a penitenciária é motivo de apreensão para a população de Mossoró, onde está instalada.



06/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcio Alcântara pede continuidade da política atual de combate à Aids

Heráclito defende continuidade do trabalho da CPI das ONGs

FOGAÇA DIZ QUE COMBATE AO NARCOTRÁFICO É PAPEL DA POLÍCIA

Heloísa Helena cobra maior combate ao narcotráfico

Patrocínio destaca ações governamentais no combate ao narcotráfico

CRE aprova acordo com Romênia para combate ao narcotráfico