Heráclito pede providências contra desrespeito de presidente do BNDES
Depois de assistir ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, e ao secretário de Previdência Complementar, Adacir Reis, ignorarem três convites para comparecer eu audiência pública conjunta de quatro comissões do Senado, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) pediu ao presidente Renan Calheiros providências contra o que classificou como desrespeito com a instituição.
- Para tristeza dos senadores que têm assento naquelas comissões, em uma atitude de deboche e desrespeito para com o Congresso, as respostas foram dadas pelo chefe de gabinete alegando falta de tempo e de agenda. Por incrível que pareça, a primeira resposta foi repetida duas vezes, através de xerox. Não mudou nada, uma vírgula sequer. Nem mesmo a data - protestou Heráclito Fortes.
O senador pelo Piauí informou que as quatro comissões do Senado que estão buscando viabilizar uma saída para a crise da Varig (de Assuntos Econômicos - CAE, de Infra-Estrutura - CI, de Desenvolvimento Regional e Turismo - CDR e de Assuntos Sociais - CAS) já reagiram ao tratamento dispensado pelo BNDES e pela Secretaria de Previdência Complementar. Foi aprovado requerimento do senador Jefferson Peres (PDT-AM) convocando os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, e o do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.
Os dois ministros participarão de audiência pública conjunta na próxima terça-feira (9) e, pelos termos do requerimento aprovado, estarão acompanhados do presidente do BNDES e do secretário de Previdência Complementar.
Em resposta a Heráclito, Renan Calheiros antecipou que "o Congresso não aceitará esse tipo de provocação". Ele garantiu que fará o que for necessário para que fato de tal natureza não se repita. Renan também registrou que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, teve comportamento completamente diferente quando soube que foi convidada para discutir uma saída para a Varig com os senadores.
- Falei com Dilma e ela me disse com satisfação que compareceria à Comissão de Infra-Estrutura para discutir o problema da Varig - testemunhou Renan.
02/05/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito diz que demissão do presidente da Codevasf é um desrespeito
Marta pede providências do presidente da Câmara contra Jair Bolsonaro
Heráclito pede providências do governo para socorrer brasileiros que se encontram fora do país
Heráclito aponta desrespeito do governo aos idosos
ACM COBRA DO PRESIDENTE PROVIDÊNCIAS CONTRA DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO NA SUDAM
ACM PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA VIOLÊNCIA