Heráclito aponta desrespeito do governo aos idosos



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) lamentou nesta sexta-feira (7) a forma desrespeitosa como o Ministério da Previdência Social tratou os aposentados com mais de 90 anos de idade, ao bloquear suas contas e exigir que eles se deslocassem até os postos da Previdência para se recadastrarem, -para provarem que ainda estão vivos-.

- O ministro [da Previdência] Ricardo Berzoini expôs idosos de mais de 90 anos, ao convocá-los a formarem filas. A providência poderia ter sido tomada com mais respeito aos seres humanos. Muitos dos aposentados saíram dos leitos de enfermarias para se deslocarem até os postos da Previdência - registrou Heráclito.

Ele condenou ainda a entrevista dada pelo ministro no programa Bom Dia Brasil, da Rede Globo, na manhã desta sexta-feira, em que afirmou que somente suspendeu o procedimento para atender aos apelos de parlamentares da base de apoio ao governo.

- Só isso que importa. Respeito aos aposentados é secundário - analisou.

Diferentemente do governo, Heráclito registrou que o Senado vem demonstrando respeito aos idosos como, por exemplo, no voto de aplauso aprovado pelo transcurso dos 100 anos de nascimento do compositor mineiro Ary Barroso, nesta sexta-feira. O senador também convidou Berzoini a conhecer a metodologia de recadastramento dos aposentados e pensionistas da Casa, que anualmente recebem a ficha cadastral em suas residências no mês de seu aniversário.

Para Heráclito, caso o repentista Patativa do Assaré, que faleceu no Ceará em 2002 com mais de 94 anos, estivesse vivo, estaria sendo impiedoso com suas rimas e repentes contra os que querem tirar dos idosos o -legítimo direito de sobreviver-.

Heráclito pediu ainda a transcrição de editorial do jornal O Estado de S. Paulo desta sexta-feira sobre o assunto. O senador disse que espera o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da viagem à África para que se manifeste sobre o episódio que, na sua opinião, mancha a sua biografia.

Os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), Rodolpho Tourinho (PFL-BA) e Mão Santa (PMDB-PI) se somaram à homenagem de Heráclito aos idosos, lembrando que outros brasileiros, como Luís Carlos Prestes, Barbosa Lima Sobrinho, Mário Lago, Rachel de Queiroz, Sobral Pinto, Eugênio Gudin, Jamelão e Evandro Lins e Silva passaram dos 90 anos e estariam entre os atingidos pela medida do governo. Oscar Niemeyer, que projetou o Congresso, entre inúmeras outras obras da capital do país, e continua ativo, também foi lembrado pelos senadores.

- Eu jamais seria capaz de maltratar um velho. Isso não tem desculpa. O governo pode agora tentar contornar o estrago de maneira fria, mas não pensando nos velhinhos, apenas na imagem do governo. Nesse ato falho eles mostraram o que pensavam. É uma barbaridade. A pressão da base parlamentar o fez recuar, mas não as lágrimas da minha tia Lindalva. Até na hora de pedir desculpas eles mantêm a arrogância - disse Virgílio.



07/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA APONTA DESRESPEITO NA VOTAÇÃO DA MP DOS IDOSOS

Heráclito diz que demissão do presidente da Codevasf é um desrespeito

Heráclito pede providências contra desrespeito de presidente do BNDES

Heráclito aponta descaso do governo Lula com crise aérea

João Faustino aponta desrespeito do Executivo à segurança jurídica

Heráclito aponta oportunismo eleitoral em campanha do governo contra 'crack'