Heráclito propõe agenda positiva como resposta a "autoritarismo do governo"



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) propôs nesta quarta-feira (22) que o Congresso Nacional estabeleça uma pauta de votações como forma de reagir ao que chamou de "autoritarismo do governo". A idéia do parlamentar é que o projeto de lei do orçamento seja o primeiro item dessa pauta, de maneira a forçar o governo a liberar as verbas previstas, em vez de usar o sistema de liberações a conta-gotas "para beneficiar os estados mais ricos".

Heráclito criticou uma série de "gestosantidemocráticos" por parte do governo, como a ação para impedir o depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, e as declarações do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sugerindo ao Congresso "trabalhar mais".

- Em outros momentos o Legislativo já teria reagido - disse o senador, que apresentou requerimento para que o Senado peça explicações a Marinho sobre suas declarações.

O discurso de Heráclito provocou diversas manifestações, inclusive do presidente do Senado, Renan Calheiros, que repudiou qualquer tentativa de diminuir os poderes de fiscalização do Congresso. Manifestaram-se em apoio a Heráclito os senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Gilvam Borges (PMDB-AP), Jefferson Péres (PDT-AM) e Ramez Tebet (PMDB-MS).

22/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito quer "dar um basta no autoritarismo do governo"

Ademir diz que CPI da Corrupção terá como resultado uma agenda positiva

Arthur Virgílio propõe CPI em troca de aprovação de agenda positiva

Casagrande propõe temas para agenda positiva do Senado

Hartung propõe que o Senado adote uma "agenda positiva" de trabalho

Tourinho pede ao governo que apresente uma agenda positiva