Heráclito reafirma necessidade de reativar porto no Piauí
O senador Heráclito Fortes (DEM-PI) reforçou em Plenário, nesta sexta-feira (4), a necessidade de inclusão das obras do Porto de Luís Correia, no Piauí, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O senador lembrou que a audiência pública realizada na última quarta-feira (2) pela Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), com a presença do governador de Piauí, Wellington Dias, discutiu as pendências e a forma de retomar as obras do porto.
Heráclito também criticou o fato de o blog do jornalista Rômulo Rocha divulgar, após a audiência pública, que um assessor do governador do Piauí estaria desconfiado das intenções do senador em relação à empresa Indústria Naval do Ceará (Inace), responsável pela construção e administração do porto. Heráclito disse estranhar que o governador não tenha esclarecido publicamente tal notícia. Segundo a assessoria do senador, o blog divulgou nesta sexta-feira nota de esclarecimento encaminhada por Heráclito.
O senador condenou a prática de divulgar informações falsas na imprensa com a finalidade de denegrir a imagem de políticos. Para ele, o debate deve ser realizado no "campo das idéias", em vez de ser feito de forma "traiçoeira". O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em aparte, disse que se questionou, como médico, se o enfarte que levou à morte a ex-primeira-dama Ruth Cardoso teria alguma relação com o fato de o atual governo ter elaborado dossiê sobre seus gastos durante a gestão de seu marido, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
O Porto de Luís Correia é uma aspiração do povo piauiense há mais de 100 anos, disse Heráclito, que afirmou ainda lamentar a ausência do ministro da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, na audiência de quarta-feira, apesar de a reunião ter sido adiada por três vezes para que o ministro pudesse estar presente. Em sua opinião, com a ausência "o ministro desrespeitou o Senado três vezes".
Heráclito sugeriu ainda a criação de uma comissão que visite a Inace e busque uma solução para a reativação do Porto de Luís Correia. Ele afirmou que o grupo poderia ser formado por dois senadores, entre eles Inácio Arruda (PCdoB-CE), bem como pelo ministro Pedro Brito e por um funcionário do governo do Piauí.
04/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Heráclito questiona necessidade de obra "megalomaníca" do governo do Piauí no Detran-PI
Heráclito critica promessa de ministro para porto no Piauí
Heráclito condena demora na conclusão das obras de porto no Piauí
Heráclito pede que se defina destinação do Porto Luiz Correia, no Piauí
Mão Santa reafirma necessidade da CPI da Petrobras
Suplicy reafirma necessidade de transparência no Senado