Heráclito rebate denúncia de uso de jatinho da Brasil Telecom



Senadores oposicionistas e governistas saíram em defesa do senador Heráclito Fortes (PFL-PI), alvo de denúncia de uso de jatinhos da Brasil Telecom em viagens ao Piauí na época em que a empresa era controlada pelo grupo Opportunity, do empresário Daniel Dantas. O pefelista admitiu em Plenário, nesta quarta-feira (26), ter usado as aeronaves, mas contestou o número de viagens a ele atribuído em reportagem do jornal O Globo.

Heráclito acredita não haver qualquer ilegalidade ou crime nesse uso e considerou ser comum políticos pegarem carona em jatinhos, incluindo, entre eles, os do Partido dos Trabalhadores (PT). Embora confirme ter relação de amizade com Dantas, o senador sustenta jamais ter defendido interesses do Opportunity junto a órgãos públicos.

Ao procurar explicar a motivação da denúncia, Heráclito acusou um lobista do Citibank e integrantes do PT de tentar desestabilizá-lo em represália pelas críticas que faz ao partido e ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. A tese de perseguição política foi reforçada ao afirmar que, assim como ele, outros parlamentares que teriam contrariado interesses do Citibank e dos fundos de pensão na CPI dos Correios - instituições que seriam protegidas pelo atual governo - também foram envolvidos na denúncia de uso dos aviões do Opportunity.

- O partido que me acusa é aquele em que um dirigente recebeu um Land Rover. Qual a autoridade que eles têm para acusar parlamentares que pegam carona em avião? O tempo se encarregará de colocar a verdade. Tudo o que é feito na escuridão um dia vem à luz - comentou.

Os esclarecimentos de Heráclito sobre a questão foram intercalados por apartes de 14 senadores. A tônica dos discursos foi de solidariedade e afirmação da conduta exemplar, proba e ilibada do pefelista na vida pública.

26/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gomes denuncia irregularidades nos serviços da CRT Brasil Telecom

CI vota solicitação de audiência para discutir retorno da Telecom Itália ao grupo Brasil Telecom

Heráclito rebate críticas do governador do Piauí

Heráclito defende atuação do TCU e rebate críticos do tribunal

Heráclito rebate acusações ao DEM e diz que é preciso dividir reponsabilidades

Heráclito rebate defesa que Ideli fez de declarações de Berzoini