Heráclito sugere CPI para apurar repasses de recursos para ONGs ligadas ao PT



O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) propôs, em pronunciamento nesta quarta-feira (20), a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a apurar os repasses de recursos públicos para organizações não-governamentais (ONGs) ligadas ao Partido dos Trabalhadores. Ele garantiu que não pretende criar um fato eleitoreiro, já que a CPI deverá funcionar somente após as eleições.

Heráclito considerou demasiado alto o montante repassado a uma ONG pertencente a Jorge Lorenzetti, coordenador da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Santa Catarina e envolvido no escândalo do dossiê contra o candidato ao governo de São Paulo, José Serra. O repasse total à ONG alcançaria R$ 18 milhões nos últimos três anos, segundo o senador.

- Essas entidades receberam dinheiro do povo brasileiro de maneira pouco clara. Em que gastam? - perguntou, reiterando que quer uma explicação convincente do governo sobre o assunto.

Heráclito disse que começou a pensar sobre os gastos públicos com ONGs a partir de uma conversa de populares após um comício de Geraldo Alckmin, em Santa Catarina, principalmente as ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Nessa conversa, segundo o senador, alguém teria dito que "os donos de ONGs estão sempre com carrões".

O senador também criticou a senadora e líder do governo Ideli Salvatti (PT-SC) por defender o governo de denúncias com "meias verdades", evitando um debate que explique melhor a posição do presidente da República em meio a tantas denúncias.

20/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito: CPI das ONGs deve apurar denúncia sobre desvio de recursos federais em Guarulhos

Heráclito Fortes diz que confia no Senado para apurar denúncias contra ONGs

Heráclito critica desvio de recursos públicos por ONGs

Alvaro cita repasses de secretaria da UnB a pessoas ligadas ao PT

CPI terá 180 dias para apurar interferência de ONGs em assuntos nacionais

Mozarildo apóia investigações sobre repasses federais para ONGs