História da integração poderá ser matéria obrigatória nas escolas
A história da integração da América Latina poderá tornar-se matéria obrigatória da educação básica em todos os países que integram o Mercosul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além da Venezuela, que se encontra em processo de adesão. Proposta nesse sentido foi aprovada nesta segunda-feira (15) pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte do Parlamento do Mercosul.
Apresentada pela parlamentar argentina Elida Vigo, a proposta - que ainda será submetida ao Plenário - deverá ser transformada em uma recomendação ao Conselho do Mercado Comum e em anteprojetos de normas a serem submetidos aos Congressos Nacionais de cada um dos países membros do bloco. Caberá, então, a cada Congresso apreciar a proposta, já como projeto de lei nacional.
- Essa proposta reflete a preocupação com a necessidade de tornar mais conhecido de nossas populações o processo de integração regional. Este é um esforço necessário de divulgação, que pode, se possível, ser feito já a partir da educação infantil - disse a presidente da comissão, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).
Durante a reunião da comissão, foi também aprovado projeto de disposição do parlamentar argentino Carlos Raimundi destinado a disciplinar o uso da bandeira do Mercosul em cada um dos países membros. A comissão decidiu elaborar um projeto de norma, a ser submetido ao Conselho do Mercado Comum, que proponha a utilização da bandeira, de forma obrigatória, em edifícios, atos e cerimônias em organismos públicos.
A comissão decidiu ouvir dois ministros brasileiros nos próximos dois meses. Em outubro, haverá uma reunião extraordinária para que o ministro da Cultura, Juca Ferreira, apresente seus projetos de integração regional na área cultural. No dia 4 de novembro, será a vez de o ministro do Esporte, Orlando Silva, falar sobre as suas propostas para o setor. Durante a próxima reunião da comissão, representantes de cada país apresentarão - por sugestão do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) - os seus projetos para a erradicação do analfabetismo no Mercosul.
15/09/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
MATÉRIA PAGA PODERÁ TER IDENTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA
Linguagem de sinais poderá vir a ser disciplina obrigatória nas escolas
Educação Física passa a ser matéria obrigatória
Manoel Maria quer história do Rio Grande do Sul como disciplina obrigatória
Projeto torna obrigatória inclusão de conteúdos regionais e locais no ensino da História do Brasil
CAS APRECIA MATÉRIA QUE PERMITE PAGAMENTO DE ESCOLAS COM FGTS