Educação Física passa a ser matéria obrigatória
Álvaro Dias disse que a inclusão da educação física nos currículos escolares fará com que os alunos valorizem o esporte e a expressão corporal. Com isso, observou, terão melhores condições de preservar a saúde e passar a ter momentos de lazer, com acompanhamento educacional.
De acordo com o projeto, que altera a Lei e Diretrizes e Bases da Educação, somente deixarão de praticar a educação física os alunos que estão prestando serviço militar ou os portadores de doenças infecto-contagiosas. Também estão fora da prática desportiva os alunos que possuem hemofilia, asma, cardite, pericardite e nefropatias.
Mário Covas
Na mesma reunião, a CE, presidida pelo senador Ricardo Santos (PSDB-ES) aprovou parecer ao projeto oriundo da Câmara que denomina Rodovia Governador Mário Covas a BR-101, em toda a sua extensão. Para o relator, senador Álvaro Dias, a homenagem é justa, já que Mário Covas foi sempre um homem íntegro e probo.
Na justificativa, o autor do projeto, deputado Marcus Vicente, afirmou que a homenagem é pequena diante do trabalho que Mário Covas fez pelo país. "Mas somente uma rodovia como a BR-101, que percorre o país de norte a sul, passando por Santos, cidade em que ele nasceu, seria digna de ostentar o nome de tão ilustre e amado brasileiro", afirmou o deputado.
Requerimento
A CE aprovou ainda requerimento do senador Freitas Neto (PFL-PI) solicitando a realização de audiências públicas para que sejam ouvidos, separadamente, os ministros das Comunicações, Pimenta da Veiga, e do Esporte e Turismo, Carlos Melles, a respeito das diretrizes e programas considerados prioritários por ambos os ministérios para o próximo ano. Os dois ministros deverão comparecer à CE na primeira quinzena de agosto.
Rádios
A Comissão de Educação aprovou também a renovação de concessão da TV SBT -canal 4 de São Paulo, bem como a da TV Pioneira, em Teresina. A comissão aprovou ainda a renovação da permissão das rádios Itaparica de Salvador; Nova São Manuel, em São Manuel (SP) e Castelo Branco, em Divinópolis (MG).
Foram aprovadas autorizações para a entrada em funcionamento das seguintes rádios: MR-Radiodifusão, de Codó (MA); Alto Parnaíba, de Patos de Minas (MG); Álvaro Cordeiro, de Coração de Jesus (MG); Fundação Universidade Regional de Blumenau (SC); Alternativa, de Bicas (MG); Universidade de São Paulo, de Ribeirão Preto (SP) e Comunitária de Palmeirópolis (TO).
As rádios comunitárias aprovadas foram as seguintes: Itaquerê, de Nova Europa (SP); Amiga, de Registro (SP); Cruzeiro, de Umirim (CE); Artística e Ecológica Planalto, de Planalto (BA); Defesa do meio Ambiente, de Guaramirim (SC); Bom Conselho, de Bom Conselho (PE); Cultura de Timbaúda, de Timbaúba (PE); Mamma Bianca, de Valparaízo (SP); Comunitária de Jaguariúna, de Jaguariúna (SP); Cultural de Iracemápolis, de Iracemápolis (SP);Comunitária, de Sete Lagoas (MG); Vila Mendes Amovim, de Coronel Xavier Chaves (MG); Educativa de Cabeceira Grande, de Cabeceira Grande (MG); Barro Duro, de Barro Duro (PI) e Associação Casa de Apoio à Criança e ao Adolescente, de Autazes (AM).
26/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
CE examina projeto que torna a Educação Física disciplina obrigatória da educação básica
Educação Física será obrigatória nos currículos das escolas
MATÉRIA PAGA PODERÁ TER IDENTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA
História da integração poderá ser matéria obrigatória nas escolas
Rotulagem de transgênicos passa a ser obrigatória no Paraná
Separação de bens passa a ser obrigatória só para maiores de 70 anos